A Prefeitura de Cuiabá iniciou a reestruturação da gestão da saúde municipal, com mudanças no papel da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Em declaração feita na última quarta-feira, 23 de abril, o prefeito Abilio Brunini (PL) informou que a empresa deixará de administrar diretamente os hospitais São Benedito e Municipal de Cuiabá (HMC) e passará a gerenciar contratos, aquisições e insumos de toda a Secretaria Municipal de Saúde, incluindo áreas como a saúde bucal.
A proposta, segundo o prefeito, é tornar os processos mais ágeis, eficientes e organizados, promovendo uma clara separação de funções dentro da rede pública de saúde.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“A Empresa Cuiabana ficará responsável por manutenção, da engenharia, das reações estruturais, da execução e das compras de serviços [...] vou deixar para a Secretaria de Saúde a competência de avaliar a qualidade dos serviços, desempenho e atividades”, explicou o prefeito.
A iniciativa visa otimizar a gestão pública, ao permitir que a Secretaria concentre esforços no planejamento, controle e fiscalização, enquanto a empresa pública se dedica à parte executiva. A expectativa da gestão é que a mudança traga mais eficiência operacional e melhores resultados na prestação de serviços à população.
“É mais rápido, mais eficiente e separa as atividades [...] agora, a empresa pública vai ter um foco específico dessa parte executiva”, concluiu.
Veja vídeo: