A Câmara Municipal de Cuiabá concedeu uma moção de aplausos a um homem apontado como liderança da facção criminosa Comando Vermelho. Gilmar Machado da Costa foi homenageado como líder comunitário por importantes serviços prestados, com pedido protocolado pelo vereador Jeferson Siqueira (PSD) em fevereiro deste ano.
Em consulta ao sistema do Poder Judiciário é possível verificar os processos relacionados a Gilmar. Em um deles, ele é apontado como “dono” do bairro Nova Conquista.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“De acordo com os policiais da Inteligência, o denunciado Gilmar faz parte do Comando Vermelho e tem a função de “dono do bairro”, ou seja, é o responsável pela distribuição da droga no bairro Nova Conquista e adjacências, abastecendo as “bocas ou biqueiras” daquela região, possuindo assim o monopólio da venda de drogas na localidade em que comanda, inclusive ele já foi preso anteriormente pela prática do tráfico de drogas”, diz trecho da decisão.
Esta não é a primeira vez que a Câmara tem seu nome envolvido com a facção criminosa. Em setembro deste ano, o vereador Paulo Henrique (MDB) foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Pubblicare, desdobramento da Operação Ragnatela, por suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro da facção.
Também este ano, o vereador eleito Rafael Ranalli, que é policial federal de carreira, afirmou quatro membros da facção foram eleitos para a próxima legislatura. O vereador não nomeou os supostos faccionados.