Duas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta terça-feira, 5 de novembro, indicam a possível reeleição de Gisela Cardoso para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Levantamentos realizados pelo Instituto IDOC e pelo Instituto Guimarães colocam a candidata em posição de liderança sobre os outros três concorrentes na disputa.
IDOC: Vantagem de Gisela
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Pesquisa do IDOC, realizada entre os dias 24 e 31 de outubro, revela que Gisela Cardoso possui 38,4% das intenções de voto na modalidade estimulada, seguida por Xênia Guerra, que alcança 21,7%, e Pedro Paulo, com 20,5%. Pedro Henrique aparece com 4,7%, enquanto 14,7% dos entrevistados não responderam à pesquisa.
A modalidade espontânea, na qual o entrevistado escolhe o primeiro nome que vem à sua cabeça, sem nenhuma lista, confirma a preferência por Gisela, que lidera com 29,4%, seguida por Xênia com 20,1% e Pedro Paulo com 19,8%. Nesse cenário, a taxa de indecisos é de 30,1%.
A pesquisa do IDOC também questionou o nível de rejeição dos candidatos: Gisela Cardoso é a mais rejeitada, com 15,2%, seguida de Pedro Paulo (14,8%), Xênia (13,9%) e Pedro Henrique (3,7%). A pesquisa ouviu 1.499 advogados de Cuiabá e mais 29 subseções de Mato Grosso e tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Instituto Guimarães: Disputa mais acirrada
Já o Instituto Guimarães aponta uma disputa mais apertada. Realizada entre os dias 25 e 29 de outubro, com uma amostra de 338 advogados de Mato Grosso, a pesquisa mostra Gisela com 34,7% das intenções de voto estimulada, seguida por Xênia Guerra com 27,3%. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, as duas candidatas tecnicamente empatadas.
Na sequência, Pedro Paulo aparece com 18,2% e Pedro Henrique, com 3,5%. Brancos, nulos e indecisos somam 16,3%.
Na modalidade espontânea, Gisela lidera com 33,5%, Xênia tem 27,6%, e Pedro Paulo vem em terceiro com 17,6%, enquanto Pedro Henrique registra 2,9%. A pesquisa apresenta margem de confiança de 95%.