A ocorrência aconteceu na manhã de sexta-feira (07), em Tangará da Serra, durante a Operação Hórus/Guardiões da Fronteira, quando uma pick up branca foi parada para fiscalização.
Durante a abordagem, observou-se que no compartimento de carga do veículo havia diversos galões brancos. Ao abrirem os galões, constatou-se que eram os agrotóxicos contrabandeados do Paraguai, um total de 600 litros.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Questionado, o motorista do veículo afirmou que apenas levaria o produto até uma empresa da região, devido a isso foi feito o acompanhamento até o local de entrega do produto.
Chegando ao referido endereço de entrega, foram encontrados mais 4 mil litros do agrotóxico Paraquat e 140 kg de Thiametoxam, produtos proibidos de comercialização e consumo no Brasil.
Com essa apreensão foi gerado um prejuízo ao crime organizado de mais de 500 mil reais. Somente esse ano a Polícia Rodoviária Federal já apreendeu mais de 100 toneladas de agrotóxicos ilegais nas rodovias federais do estado de Mato Grosso.
Diante dos fatos, ficaram constatados os crimes de contrabando e crimes ambientais pelo transporte, armazenagem dos produtos, sendo a ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.
Além dos potenciais danos a saúde dos consumidores e ao meio ambiente que podem decorrer do uso de agrotóxicos ilegais, o contrabando também gera uma concorrência desleal com os empresários e agricultores que buscam comprar e vender os produtos dentro da lei.