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Economia Domingo, 06 de Agosto de 2023, 08:15 - A | A

Domingo, 06 de Agosto de 2023, 08h:15 - A | A

EXPECTATIVA ELEVADA

Dia dos Pais deve movimentar R$ 381 milhões no comércio de MT, diz pesquisa

Pesquisa aponta que mato-grossenses estão dispostos a ‘abrir a carteira’ para presentear os pais

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

O Dia dos Pais está chegando e, com ele, cresce a expectativa de ‘aquecimento’ do comércio em Mato Grosso. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), a data deve movimentar cerca de R$ 381 milhões nas lojas do centro e de bairro, sites de compras e shoppings. Essa projeção aponta para um crescimento de 24,5% nas vendas em relação a 2022, quando a pesquisa projetou um faturamento de R$ 306 milhões.

Também houve aumento no interesse em presentear. Este ano, 47% dos entrevistados disseram que pretendem realizar compras para presentear os pais, quatro pontos percentuais a mais do que em 2022, quando esse número foi de 43%.

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Além disso, a média de gastos por presente também registrou crescimento, atingindo o valor de R$ 222,84 neste ano, enquanto em 2022 a média foi de R$ 200,60. Isso representa um aumento nominal de 11,09% e, desconsiderando a inflação acumulada em julho do ano passado, esse crescimento chega a 20,71%.

"Esse crescimento observado de um ano para outro é importante para a movimentação econômica e a manutenção de perspectivas positivas para as empresas locais. Além disso, essa circulação de renda de mais de R$ 380 milhões tende a ter impactos nos mais diversos segmentos e ajuda a manter Mato Grosso em crescimento", avalia o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Entre os presentes mais populares escolhidos para homenagear os pais, 60% dos entrevistados pretendem comprar roupas e acessórios, seguidos por 14% que planejam dar cosméticos e perfumes, 9% optaram por sapatos e 1% escolheram presentes eletrônicos, como celulares e tablets. Ainda há 15% de entrevistados que não sabem o que presentear.

Em relação aos locais de compras, os centros das cidades foram os preferidos por 64% dos entrevistados, seguidos por shoppings centers (15%) e sites e aplicativos (12%). As lojas do bairro onde moram receberam 4% da preferência, enquanto os supermercados atraíram 1% dos consumidores.

O estudo realizado pelo IPF-MT ouviu 250 pessoas em 32 municípios de Mato Grosso, entre os dias 6 e 27 de julho, e possui uma margem de erro estimada em 3% para mais ou para menos.

O levantamento também identificou que a maioria dos entrevistados que não pretendem presentear (71%) justificou que não comemoram a data. Outros 16% apontaram questões de distância geográfica como motivo para não presentear, enquanto 11% disseram que não comprariam presentes devido a questões financeiras, e 2% alegaram falta de disponibilidade de tempo.

 

*Com assessoria

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