A delegação da Aprosoja MT esteve, nesta terça-feira (5), no Porto de Qingdao, um dos mais movimentados e tecnologicamente avançados do mundo. Localizado na província de Shandong, na China, o porto é conhecido por sua eficiência operacional, com o uso de sistemas automatizados como guindastes automáticos de cais (AQC), veículos autoguiados (AGV) e pórticos automáticos sobre trilhos (ARMG).
Com um calado de 20 metros, o Porto de Qingdao é capaz de operar os maiores navios de carga do mundo, o que o torna um ponto estratégico para o comércio internacional. Durante a visita, os representantes de Mato Grosso conheceram de perto as instalações e discutiram a possibilidade de ampliar as exportações do estado para o mercado chinês.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“O Porto de Qingdao é um exemplo de eficiência e inovação, e é fundamental que conheçamos essa infraestrutura para estreitar nossa relação com a China. O objetivo é que nossos produtores de Mato Grosso possam, no futuro, exportar diretamente para aqui, aumentando as oportunidades de negócios para a agricultura do estado”, afirmou Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT.
A visita também incluiu uma parada em um armazém de gergelim, para entender melhor o processo, funcionamento e capacidade de importação do grão na China, onde o foco principal da delegação foi estreitar a parceria comercial com o maior mercado asiático. A abertura de novos canais de exportação é uma importante visão para os próximos anos, de acordo com o vice-presidente Sul da entidade, Fernando Ferri.
“Essa visita faz parte de um esforço contínuo para expandirmos nossa presença no mercado asiático. A relação com os portos e a infraestrutura de logística da China é fundamental para garantir que os produtores de Mato Grosso tenham acesso a novas oportunidades de exportação. Viemos ainda conhecer as instalações onde em um futuro breve deverá chegar o nosso gergelim que é mais uma porta de comércio onde o produtor terá mais uma opção como fonte de renda de segunda safra”, destacou Ferri.
Após a visita ao Porto de Qingdao, a delegação segue para Xangai, onde participará da Feira Internacional de Importação da China, com o objetivo de continuar a construção de um relacionamento estratégico com o país.