Com objetivo de reduzir os índices de criminalidade no interior, o secretário de Estado de Segurança Pública, Cel. Roveri, realizou uma apresentação técnica do novo programa de videomonitoramento do estado ao primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, que estava acompanhado de 12 prefeitos da sua base eleitoral. “Investir em segurança pública é pensar também em desenvolvimento e progresso de uma localidade. Um município seguro é bom para o comércio e rotina da população do interior”, destacou Max Russi, ao elogiar o governador Mauro Mendes pela iniciativa em oferecer essa importante tecnologia de segurança aos prefeitos.
O programa Vigia Mais MT consiste na concessão de câmeras modernas de videomonitoramento que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, por meio de plataforma operacional dirigida. “O Governo do Estado cede os equipamentos e as prefeituras se responsabilizam pela instalação. Um computador e uma internet de qualidade são suficientes para um prefeito e/ou autoridade policial acessar o sistema”, resumiu o secretário.
Na certeza de adesão ao programa, o prefeito de Poconé, Tatá Amaral, está empolgado em concretizar essa parceria. “O retorno disso será a imediata diminuição dos índices criminais no interior”, frisou Amaral.
Já a prefeita de Ribeirão Cascalheira, Luzia Brandão, tem uma preocupação pontual: o feminicídio. “Com câmeras espalhadas na cidade, poderemos monitorar possíveis suspeitos”, destacou ela, ao informar que em breve os cascalheirenses estarão mais seguros com o Programa Vigia Mais MT.
Estavam presentes na reunião os prefeitos de Tesouro, Isaack Castelo Branco; São José do Povo, Ivanildo Vilela; São Pedro da Cipa, Eduardo José; Poconé, Tatá Amaral; Barra do Garças, Adilson de Macedo; Pontal do Araguaia, Adelcino Francisco Lopo; General Carneiro, Marcelo Aquino; Novo São Joaquim, Leonardo Zampa; Colniza, Milton de Souza; Ribeirão Cascalheira, Luzia Brandão; Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves e Jauru, Passarinho.
Vigia Mais MT.
O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766. Sua finalidade é a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, e prefeituras municipais na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.