O prefeito em exercício, José Roberto Stopa, recebeu na tarde desta terça-feira (22), a visita do embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, juntamente com representantes do Consulado da Finlândia, em seu gabinete no Palácio Alencastro. O encontro também contou com a presença dos secretários de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Renivaldo Nascimento.
Na reunião, Jouko Leinonen falou sobre o desenvolvimento na área de tecnologia da informação e comunicação e usou como exemplo a multinacional finlandesa Nokia. Além disso, falou também sobre a pandemia de Covid-19, investimentos em educação, agronegócio, meio ambiente e sustentabilidade, liberdade de imprensa e o mundo da tecnologia. O diplomata ainda sinalizou projeções de novas parcerias com instituições mato-grossenses, tendo como principal objetivo desenvolver o sistema de educação.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Mato Grosso é um Estado muito dinâmico e Cuiabá é uma capital que está crescendo muito em vários aspectos. Há 20 anos estive em Cuiabá e posso ver que a cidade cresceu e evoluiu muito. Estamos cumprindo algumas agendas com intuito de fecharmos parcerias. Estivemos com a Federação do Comércio e não poderíamos deixar de visitar o prefeito da capital “, comentou o embaixador.
Durante a conversa, Stopa e os secretários também apresentaram ao embaixador da Finlândia alguns dos investimentos realizados pela gestão Emanuel Pinheiro, principalmente, durante o período de pandemia, como as ações do programa “Pra Frente Cuiabá”, além de investimentos na infraestrutura com a obra da Avenida Contorno Leste. Os gestores citaram ainda a pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Endeavor Brasil, que aponta Cuiabá como uma das 10 melhores cidades brasileiras para empreender.
“A Finlândia é um país extremamente desenvolvido, exemplo de combate a corrupção e desenvolvimento tecnológico. Essa foi uma grande troca de experiencias, de informações e uma conversa salutar. Vamos caminhar para que essa parceria dê certo e tenhamos avanços importantes para Cuiabá”, destacou Stopa.
“A Finlândia detém a liderança no hall de tecnologia, principalmente, voltada à telecomunicação e indústrias e a nossa intenção é estreitar esses laços. Cuiabá hoje está numa posição privilegiada, entre as dez cidades com melhores condições para receber investimentos de empreendedores e, por isso, queremos promover intercâmbios para garantir que novas empresas sejam implantadas em nossa capital e ao mesmo tempo promover a transferência de tecnologia, visto que Mato Grosso é líder no mercado do agronegócio, que tem relevante importância em nível internacional”, acrescentou o secretário Vuolo.