O Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) emitiu uma nota contra o prefeito Abilio Brunini (PL) por insistir em incentivar a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento, mesmo sem agendamento prévio. O prefeito defende ampliar o atendimento nesses locais para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), porém, a medida é criticada pelo CRM, que destaca que as UBSs possuem outras atribuições, definidas em legislação federal. A entidade abriu um canal para receber denúncias.
“As UBSs não possuem estrutura para atendimentos de urgência e emergência, sendo destinadas apenas ao atendimento primário e funcionando como porta de entrada para o SUS. No entanto, médicos têm sido forçados a realizar atendimentos inadequados, lidando com complicações graves, falta de equipamentos e situações de desassistência, tudo devido à desorganização no fluxo de pacientes”, diz trecho de nota.
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Além disso, o Conselho também alegou que está havendo assédio moral contra os médicos por parte das autoridades do município. E para isso, eles criaram um canal para receber denúncias sobre ausência de equipamentos, riscos e outros assunto.
Veja nota na íntegra:
A Prefeitura de Cuiabá tem incentivado a procura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimentos que não são de sua competência, expondo profissionais e pacientes a riscos desnecessários.
As UBSs não possuem estrutura para atendimentos de urgência e emergência, sendo destinadas apenas ao atendimento primário e funcionando como porta de entrada para o SUS.
No entanto, médicos têm sido forçados a realizar atendimentos inadequados, lidando com complicações graves, falta de equipamentos e situações de desassistência, tudo devido à desorganização no fluxo de pacientes.
Entre os problemas enfrentados, está a falta de estrutura, como, por exemplo, a infusão de soro na recepção, o que coloca em risco a segurança dos pacientes. Além disso, há ausência de equipamentos adequados para atender casos mais complexos e violência contra os médicos, incluindo assédio moral por parte de autoridades, que agravam ainda mais a situação.
Essa situação tem comprometido o atendimento médico e a segurança dos pacientes, afetando diretamente a qualidade dos serviços prestados à população.
Para proteger os profissionais e garantir que a população receba um atendimento adequado, o CRM-MT criou um canal exclusivo para receber denúncias sobre:
> Encaminhamentos inadequados para essas unidades;
> Falta de estrutura para os atendimentos, como infusão de soro na recepção;
> Ausência de equipamentos;
> Relatos de situações de risco enfrentadas pelos médicos;
> Intimidação por parte de funcionários da Prefeitura, com assédio moral pelas autoridades;
> Qualquer outro problema que comprometa o atendimento médico e a segurança dos pacientes.
Envie sua denúncia para: [email protected]