O “raio-x” da atenção primária de Cuiabá será apresentado na próxima segunda-feira (17). O compromisso foi anunciado pela vereadora Michelly Alencar (UB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (13). Ela afirmou que apresentará um relatório incluindo todas as 84 todas as unidades básicas de saúde na reunião da Comissão, com a participação da secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Sampaio.
De acordo com a parlamentar, os avanços na saúde do município conquistados durante o período de intervenção não foram suficientes para superar os anos de sucateamento das unidades e o déficit de profissionais. E a crise no setor é um desafio que exige a união de esforços de todos os poderes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Na última legislatura, quando o secretário vinha até a câmara, era um dia histórico, era raro. Porque quando um secretário vinha para a Câmara de Vereadores todo mundo ficava de orelhas em pé, pensando que tinha uma investigação. Hoje estamos mostrando soluções com transparência.”, apontou.
Michelly explica que o encontro será essencial para responder todos os questionamentos sobre a gestão da saúde no município, que são dos parlamentares, mas que são também da população, a exemplo do aumento de casos de arboviroses e a contratação temporária de médicos.
FORÇA-TAREFA
Nesta semana, a vereadora participou de uma reunião realizada na sede das Promotorias de Justiça da Capital, levou para a mesa de debates representantes das SES, das Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá (SMS-C) e de Várzea Grande (SMS-VG), Tribunal de Justiça (TJMT), Assembleia Legislativa (ALMT), Tribunal de Contas (TCE-MT) e Câmaras Municipais, para discutir soluções para a saúde da capital.
“Vimos essa união de forças durante a intervenção da saúde. Então, quando ela terminou, recuamos voltamos a estaca zero e agora com a cooperação de todos vamos conseguir melhores resultados.”, declarou.
O encontro resultou no compromisso de novas reuniões técnicas entre todos os poderes.