O vereador Rafael Ranalli (PL) afirmou que vai apresentar um projeto de lei para proibir cirurgias e tratamentos hormonais de mudanças de gênero em crianças e adolescentes menores de idade. Nesta quinta-feira, 17 de abril, ele afirma que após a maior idade a mudança de gênero fica por escolha dos jovens.
“Eu vou protocolar o projeto ainda hoje, que proíbe cirurgia e tratamento hormonal e menores de 18 anos no município de Cuiabá. Isso é um absurdo. Depois que se torna maior, tudo bem, a pessoa já tem uma certa vivência, sabe o que quer para si ou não e até mesmo para evitar abusos de pais e mães, que por conta de uma de uma agenda ideológica, venha a querer mutilar uma criança”, disse.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ranalli também explicou que o projeto dele está alinhado ao projeto aprovado no Reino Unido que entende que o sexo da pessoa equivale ao sexo no qual ela nasceu.
“Eu tenho batido nessa tecla, vocês que me acompanham, que a gente usa essa Casa, assim como plataforma política que eu acho que os nossos eleitores querem ter representados e essa questão de mudança, alteração de sexo, de gênero, de criança na minha concepção e tenho certeza da maioria do eleitorado mato-grossense em cuiabano é contra a mutilação e a alteração de gênero de crianças”, explicou.
Apesar de o Conselho Federal de Medicina (CFM) já proibir cirurgias e o uso de hormônios em cirnas e adolescentes, Ranalli explicou que no futuro a resolução do CFM pode ser alterada e que o projeto de lei iria garantir que em Cuiabá as práticas sejam realizadas.