A Polícia Civil de Mato Grosso disponibilizou equipes para garantir a intervenção na Secretária de Saúde de Cuiabá. A intervenção foi determinada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a pedido do procurador-geral de Justiça, José Antonio Borges Pereira.
Na manhã desta quinta-feira (29), policiais da Gerência de Operações Especiais da PJC estavam em frente à sede da Secretaria, o que chamou a atenção da imprensa. Por meio de nota, a Polícia Civil afirmou que "foi disponibilizada para guarda nos prédios do Hospital Municipal de Cuiabá e na Secretaria de Saúde do Município a fim de resguardar a ordem pública e em apoio à ação de intervenção decretada por decisão judicial".
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O interventor nomeado pelo governador Mauro Mendes (União), o procurador do Estado Hugo Felipe Lima, o secretário estadual de Planejamento, Basílio Bezerra, agentes da Delegacia de Fazenda (Defaz) e servidores da Secretaria doEstado de Fazenda (Sefaz) também estiveram na sede da pasta municipal na manhã desta quinta. Eles sairam do local por volta das 13h, mas não falaram com a imprensa.
Intervenção
A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (28) e atende pedido feito pelo Ministério Público de Mato Grosso, que foi provocado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed/MT) que apontou uma série de irregularidades na pasta, que estariam ocorrendo desde 2018 e levando à precarização a saúde da Capital, com falta de médicos, furos nas escalas médicas, falta de medicamentos, atraso no pagamento dos médicos, entre outras.
Ainda de acordo com a representação do Ministério Público, o sindicato forneceu ‘farta documentação’ sobre supostas fraudes em contratação de empresa para atividade-fim na área da saúde do município de Cuiabá.
O MP alegou ainda que a pasta estaria descumprindo várias decisões judiciais ao longo dos anos. Dentre as decisões que teriam sido descumpridas, está a determinação para que o Município realizasse concurso para a Pasta.
Outro lado
Em nota, a prefeitura disse que a Procuradoria Geral do Município continua analisando a medida em caráter liminar expedida na tarde de quarta, que determinou processo interventivo na saúde do Município.
Leia mais: Tribunal de Justiça determina intervenção na Saúde de Cuiabá