O governador Mauro Mendes (União) demonstrou cansaço com as discussões em torno da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) e criticou a condução dos debates ambientais em eventos internacionais. Segundo ele, as COPs, especialmente a deste ano, têm se tornado um espaço de "conversa fiada" e "sopa de letrinhas", sem avanços significativos em questões práticas que impactam o Brasil e, em especial, o estado de Mato Grosso.
Mendes ainda lembrou que sua postura nas COPs sempre foi a de defender a realidade de Mato Grosso, e que essa mesma mensagem será levada à COP de Belém. "Eu não vou lá para ficar falando 'sopa de letrinhas'. Estou cansado de ficar com essa conversa fiada, desse blá, blá, blá. O Brasil é um país com grandes ativos ambientais, e Mato Grosso é essencial para o Brasil e pro mundo na produção de alimentos”, pontuou o governador na última quinta-feira, 27 de março.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Mendes ressaltou que, como governador, seu papel é representar os interesses do estado, um dos maiores produtores de alimentos do Brasil e do mundo. No entanto, o político afirmou que, antes de tomar qualquer posição em relação ao evento, a administração estadual irá promover um debate interno com o setor produtivo para analisar os rumos da participação do estado na COP.
“Olha, a COP, nós não fechamos esse assunto. Não temos ainda um debate que nós vamos fazer primeiro, internamente com o setor produtivo, porque para mim, lá como governador, eu tenho representatividade para falar em nome do estado, mas é um tema sensível”, afirmou o governador.
O chefe do Executivo também comentou o cenário atual das COPs, destacando que, neste ano, o evento está "muito esvaziado". Para ele, a postura adotada pelos Estados Unidos tem diminuído seu foco em questões ambientais, e influenciou a agenda da conferência, afastando grandes empresas e alterando a dinâmica do evento.
"Já fui a várias COPs e estive lá junto com vários produtores do estado de Mato Grosso. É um importante fórum mundial sobre o ambiente, este ano está muito esvaziado porque os Estados Unidos já 'ligaram o F' para essa questão ambiental. Isso acaba esvaziando a agenda, e grandes empresas americanas estão saindo da pauta ambiental", explicou Mendes.
O governador reafirmou a importância de Mato Grosso para o Brasil e o mundo. "Nós temos que ser respeitados por isso. A agricultura que nós temos aqui talvez nenhuma região do planeta tenha, produzindo tantos alimentos e preservando tanto como nós preservamos", destacou.
Veja vídeo: