O governador Mauro Mendes (UB) cobrou explicações do governo federal sobre o travamento da Ferrogrão, projeto de ferrovia de 930 km que pretende ligar Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, no Pará, principal rota de escoamento da produção agrícola da região Norte de Mato Grosso. Por esse eixo, passam cerca de 17 milhões de toneladas de soja todos os anos.
Durante entrevista, Mauro lembrou que a Ferrogrão foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e, passados dois anos, não houve avanços. O projeto está paralisado em razão de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que exigiu mais estudos de impactos ambientais da obra.
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“Quem tem que explicar isso é o próprio governo, é a própria ministra [Marina Silva]. Já se passaram mais de dois anos, a Ferrogrão foi incluída no PAC e até agora nós não vimos uma movimentação objetiva que levasse a colocar esse ativo para o mercado e tomando as providências que competem exclusivamente ao governo”, disse Mendes.
O governador também disse que rumores apontam que a área ambiental do governo de Mato Grosso. Nessa semana, o ex-governador e deputado estadual, Júlio Campos, também saiu em defesa da Ferrogrão. Na ocasião, Júlio disse que há ‘pseudo ambientalistas’ que não querem o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e do Brasil.
“A Ferrogrão é de vital importância para o brasil, não só para Mato Grosso. Lamentavelmente, há um grupo de pseudo ambientalistas que querem, de qualquer forma, impedir o desenvolvimento econômico do Brasil, porque a Ferrogrão vai trazer desenvolvimento”, disse o deputado estadual.