O prefeito Abilio Brunini (PL) confirmou que pretende demolir o antigo Pronto-Socorro Municipal e investir na ampliação do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Segundo o prefeito, o antigo PS não possui mais condições estruturais para continuar operando, enquanto o HMC dispõe de espaço suficiente para expansão. A declaração foi dada durante entrevista nesta quarta-feira, 9 de abril, após as fortes chuvas que atingiram a capital terem causado novos danos à unidade hospitalar.
De acordo com o chefe do Executivo, a área do antigo Pronto-Socorro, apresenta sérios problemas estruturais e higiênicos, o que inviabiliza sua continuidade como espaço de atendimento à população.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Lá tem muito espaço, dá para verticalizar, inclusive, fazer novas obras ali no HMC, ampliando a construção, e o velho Pronto-Socorro, aquele módulo do fundo, não dá mais. Aquilo ali não tem condição estrutural de estar atendendo a população, sem falar dos problemas higiênicos que ele está causando”, pontuou.
Para tirar o projeto do papel, Abilio destacou que sua gestão buscará articulações com os governos estadual e federal, a fim de viabilizar recursos e parcerias. Ele ressaltou que ainda há tempo suficiente no seu mandato para executar a obra com responsabilidade.
“Nós temos aí três anos e meio, quase quatro anos que a gente tem para trabalhar. Vamos fazer as articulações necessárias”, concluiu.
Entenda
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sugeriu nesta terça-feira (8) a demolição do antigo Pronto-Socorro, localizado no bairro Bandeirantes. Apesar de melhorias recentes terem reduzido os impactos da chuva no local, o gestor afirmou que a estrutura é inadequada e deveria ser substituída por uma nova unidade, em outro ponto da cidade.
“Esse hospital foi projetado de forma inadequada. Ele está abaixo do nível da coleta de esgoto, abaixo do nível das águas pluviais. Então, a água vem pra cá. O correto é demolir esse hospital e construir outro em um lugar mais adequado”, declarou Brunini.
Em contrapartida, o promotor de Justiça que atua na defesa da Saúde em Cuiabá, Milton Mattos, se pronunciou sobre a recente declaração do prefeito de Cuiabá, que mencionou a possibilidade de demolição do antigo Pronto-Socorro. Ele afirmou na manhã desta quarta-feira, 09 de abril, que no cenário ideal, seria ótimo construir um novo hospital e dar outro destino ao prédio atual, mas considera essa ideia difícil, uma vez que o local está recebendo investimentos significativos, como a construção de um centro médico infantil, com mais de R$ 5 milhões em investimentos.
“Ali está sendo construído um grande centro médico infantil, com investimentos de mais de R$ 5 milhões em vias de ser inaugurado”, Milton ainda informou que uma nova reforma no 3º andar também já está em planejamento.
Veja vídeo: