Largando na frente com uma chapa completamente formada por novos nomes, a diretoria é liderada por duas mulheres, diferenciando das pretensas concorrentes à disputa da liderança da OAB Sinop, 6º Subseção de MT, que já é a terceira maior de estado.
Angeliza Neiverth disputa como presidente, com Marilene Pereira como vice, Jessica Machado como tesoureira, Fabricio Ferraciolli como secretário geral, Fernando Henrique Ceolin como secretário adjunto, Wendell Barros, delegado da Caixa de Assistência dos Advogados.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com Angeliza, a composição do grupo foi pensada na diversidade de pensamentos e renovação total da liderança da instituição.
“Queremos que a OAB Sinop volte ao seu objetivo inicial, ser a casa do advogado. Então queremos abrir as portas para todos os advogados, vamos ‘entregar as chaves’ da OAB para todos os advogados. Nós temos a convicção de que a Ordem tem que ser mais acolhedora, inclusiva e aberta. Vamos destravar a casa. A OAB é para todos os advogados e tem que voltar a ser assim”, assevera Angeliza.
Ainda no projeto de renovação da instituição, o grupo lembra que muitos advogados já quiseram estar dentro dos quadros da OAB Sinop, mas não foram contemplados.
“O sentimento geral é de que as portas não estão abertas para todos. Por isso, vamos destravar a OAB, vamos abrir essas portas, integrar a advocacia e dar de volta à OAB o seu objetivo inicial, que é atender ao advogado. A diretoria tem que servir aos advogados e não ser uma barreira para essa integração”, detalha a candidata a presidente.
Despontando na frente e sendo a primeira chapa registrada, o grupo destaca ainda seu poder de organização e união, fortalecendo de fato os vínculos da profissão. Ainda de forma não oficial, o grupo deve concorrer com a chapa apoiada pela diretoria atual, que disputa a permanência no cargo – um grupo que tenta se manter 15 anos à frente da instituição –, além de um desmembramento deste grupo, que também ensaia uma composição de chapa, somando três grupos na disputa.
Destrava OAB
Devolver a OAB para o advogado, abrir portas, permitir inclusão, acolher quem realmente precisa da Ordem, apoiar o jovem advogado e ainda lutar por melhores condições de trabalho da advocacia na justiça local. Com esses motes, a chapa que tem o nome “Transformação que Inclui Você” quer oferecer a 6° Subseção que inclui os municípios de Sinop, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, Vera e Feliz Natal, que realmente atenda os advogados.
“Hoje temos uma sede nova e linda, mas que não é, de fato, feita para o advogado. Como por exemplo, não há uma sala lá dentro para um advogado que queria atender um cliente ou fazer uma audiência. Sabemos que o escritório compartilhado é um projeto, mas se temos espaço lá dentro, por que esperar isso para contemplar a prioridade, que é o advogado? Por que somente algumas pessoas têm acesso a esses espaços? Por que, quando chegamos lá, temos que dar mais explicações do que sermos bem recebidos? Parece-me que hoje as coisas estão invertidas na OAB Sinop, e é isso que precisamos mudar”, detalha Angeliza.
Em um ato simbólico, a chapa vai entregar as chaves da instituição a todos os advogados, para que eles entendam que são eles os verdadeiros donos da OAB Sinop. E também, que eles podem e devem usar o espaço quando quiserem.
“Abrir as portas da OAB Sinop não é bagunçar o sistema. Não vai ser feito de forma desordenada ou desrespeitosa, afinal de contas, somos uma classe de profissionais probos e éticos, mas tem sim como sermos mais abertos. Outro ponto importantíssimo que foi deixado de lado na OAB daqui são as ações para a sociedade. A OAB Sinop ficou esquecida pela população da cidade. E esse papel é histórico da nossa instituição. Temos um serviço a prestar para a comunidade e vamos retoma-lo, vamos corrigir esses papeis, onde quem deveria servir está sendo servido. Temos que acabar com a ideia de quem está lá dentro é superior quando, na verdade, é o exato oposto, quem está lá dentro é quem deveria servir”, aponta Angeliza.
Eleições
As eleições da OAB acontecem em todo o país a cada três anos e, neste pleito em especial, coincidiu com o ano das eleições municipais. A votação acontecerá dia 18 de novembro de maneira online por meio do token do advogado. Estão aptos a votar os advogados devidamente cadastrados em suas subseções (caso esteja em mais de uma, o advogado deve escolher previamente em qual irá votar), com o cadastro atualizado e adimplente. O advogado tem até o dia 18 de outubro para estar regular e votar.
Apto ao voto:
* Advogados(as) que se encontram adimplentes com a anuidade, inclusive de 2024 até 18/10/2024.
* Em caso de renegociação de débitos: não havendo parcelas vencidas também está apto;
* Advogados que estão pagando anuidade de 2024 de forma parcelada, devem estar com as parcelas quitadas, inclusive a parcela que vence em 28/09/2024.
Eventuais regularizações financeiras posteriores ao dia 18 de outubro de 2024 não gerarão direito a integrar a lista de eleitores aptos ao exercício do voto.