O ano novo representa um começo de ciclo e fim de outro, sendo assim, se renovam as esperanças e novos sonhos surgem. Por isso, o ano novo deve ser tratado como um momento importante de reflexão que nos permita rever nossos comportamentos e pensar em mudanças positivas para um melhor estilo de vida.
Apesar de que não é necessário chegar ao término do ano para pensar em novas metas. Definir metas pessoais é algo que podemos fazer a qualquer momento da vida, seja para nos desafiar a praticar um esporte novo ou a ler um capítulo a mais de um livro.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Existem aqueles que não são tão organizados a ponto de fazer uma lista de metas, mas todo ano fazemos esse fechamento mental do ano que passou e nos concentramos no que queremos para o ano seguinte. Alguns anos são melhores do que outros, em alguns até conseguimos realizar várias ou todas as coisas.
Quem nunca começou o ano prometendo realizar várias metas e objetivos, e quando se deu conta, já havia deixado de lado muitos deles? Isto é mais comum do que muitas pessoas podem imaginar, estudos mostram que 80% das resoluções e promessas de fim de ano, falham na segunda semana do mês de fevereiro.
Mesmo assim, fazer uma lista de metas é muito mais importante, pois ela nos ajuda a caminhar sem nos perder, a priorizar decisões e a estabelecer prazos. Entretanto, é preciso ter cuidado para que as metas não se tornem obsessão ou ainda, que não se caia na frustração em não conseguir alcançá-las.
O que vai determinar que nossas metas saiam do papel é a autodisciplina, a automotivação, o compromisso e a mudança de hábito para que a lista faça parte de nosso estilo de vida. E você, já está pensando sobre o que falta ser realizado e o que buscará realizar em 2023?
Pense no que deseja, mas não deixe de seguir algumas regras para que a lista seja realizável, como por exemplo:
1. Seja realista.
2. Divida suas metas em etapas.
3. Trabalhe com metas a curto e longo prazo.
4. Mantenha o compromisso.
5. Acompanhe seus avanços.
6. Reorganize-se quando for necessário.
7. Acredite que é possível
Então, mãos à obra que o ano já está terminando!
Ivanildes Tavares Costa é psicóloga clínica e psicopedagoga, integra a equipe da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde