O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) torna públicos os resultados do teste de integridade das urnas eletrônicas e do projeto piloto com uso de biometria, ambos referentes às Eleições 2022. As auditorias comprovaram a lisura do sistema de votação eletrônica, mediante conferências entre os votos digitados no sistema de apoio e nas urnas, por meio dos boletins emitidos após a finalização do procedimento.
As ocorrências registradas nas atas dizem respeito a erros humanos no momento de digitação da cédula do voto, mas que foram sanados por meio da conferência das imagens gravadas. Além disso, é importante ressaltar que todos os resultados bateram, após conferência.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Todos os procedimentos foram gravados e transmitidos em tempo real pela página do TRE-MT no Youtube.
Segundo o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, as auditorias foram conduzidas de forma transparente. “A Justiça Eleitoral, mais uma vez, demonstra a segurança do processo de votação. Os procedimentos de auditoria são importantes instrumentos de fiscalização pela população e nessas eleições, ocorreram de forma tranquila, reforçando a confiabilidade das urnas eletrônicas”.
O juiz presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do TRE-MT, Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, ressaltou que tanto no primeiro turno quanto no segundo houve a possibilidade de indicação, por parte das entidades fiscalizadoras que se credenciaram, das seções eleitorais para terem as urnas auditadas. “Tivemos algumas indicações de representantes de partidos políticos e de outras instituições e o restante realizamos o sorteio, também em cerimônia pública, primando sempre pela transparência dos atos”.
Os trabalhos da CAVE contemplaram, em cada turno da eleição, 23 urnas, sendo que 18 passaram pelo teste de integridade, três pelo teste de autenticidade e duas foram auditadas com a liberação da biometria pelo eleitor, no projeto piloto instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Todos os documentos referentes aos procedimentos, como atas e transmissões das auditorias, podem ser acessados aqui.