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Economia Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 07:24 - A | A

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COMÉRCIO AQUECIDO

13º salário estimula o consumo em bares e restaurantes nas periferias

Fim de ano movimenta comércio local e empreendedores comemoram alta nas vendas

Da Redação

Redação | Estadão Mato Grosso

O final de ano é período tradicionalmente movimentado para bares e restaurantes. O pagamento do 13º salário, aliado às férias e às celebrações de fim de ano, faz com que o setor registre um aumento no número de clientes. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada em outubro, 78% dos estabelecimentos esperam um crescimento no movimento durante essa temporada.

Com a elevação do poder de compra proporcionado pelo 13º salário, os gastos com alimentação fora do lar tendem a aumentar. A temporada de comemorações impulsiona essa tendência, ainda que o ganho extra seja distribuído por outros segmentos. Para Val Cabral, proprietária da lanchonete Le Gateau, na favela Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), essa diversificação não afeta negativamente o faturamento do seu negócio.

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“As pessoas consomem mais, é um dinheiro extra. Muitos compram um celular, utensílios para o lar ou eletrodomésticos, principalmente aqui na minha comunidade e região. Mas no meu estabelecimento, que é voltado para lanches, até as vendas na hora do almoço têm aumentado bastante, desde a primeira parcela do 13º”, explica Val.

Essa mesma tendência é observada em outras comunidades. Em Campo Limpo, na periferia de São Paulo (SP), Rodrigo Chad, proprietário do restaurante Delícias da Tia Cida, relata que a maior circulação de pessoas pelas ruas também favorece o aumento no número de clientes.

“Como estamos em uma área comercial, há diversas lojas e isso atrai mais consumidores para a região. O pessoal faz as compras e, depois, procura um lugar para almoçar ou comer um salgado”, comenta.

O empreendedor acrescenta que o público tende a optar por restaurantes quando identifica boas avaliações e preços acessíveis. “A gente tem notado esse aumento de vendas todo mês de dezembro. Entre o Natal e o Ano Novo já começa a voltar ao normal, mas também tem um balanço de venda importante”, comenta Rodrigo.

Segundo o Data Favela, as comunidades brasileiras movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano. Esse volume de recursos se intensifica no final do ano, beneficiando diretamente o comércio local.

Além de fortalecer bares e restaurantes, o dinheiro gasto dentro das favelas cria um ciclo econômico que impacta diversos setores. Essa circulação de recursos sustenta uma cadeia própria de produtos e serviços, gerando benefícios que vão muito além dos negócios diretamente envolvidos.

Apoio ao empreendedorismo nas favelas

Para estimular o desenvolvimento do setor de alimentação nas favelas, a Abrasel mantém cinco núcleos focados em impulsionar o crescimento de pequenos empreendedores.

Com ações como oficinas, cursos e consultorias, a entidade capacita profissionais e otimiza os resultados dos negócios, ampliando os impactos positivos para toda a comunidade.

Atualmente, a entidade conta com núcleos em Vergel do Lago (Maceió/AL), Aglomerado da Serra (Belo Horizonte/MG), Bairro da Paz (Salvador/BA), Vila Torres (Curitiba/PR) e Campo Limpo (São Paulo/SP).

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