Com as fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias, incluindo a enchente dessa quarta-feira, 08 de abril, muitos motoristas estão enfrentando a perda de placas de veículos. Para orientar sobre como agir em situações como essa, o coordenador de Atendimento ao Cidadão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Cleyton Brandão, detalhou o passo a passo necessário para solicitar a emissão de uma nova placa e disse que para estes casos não será necessário agendamento.
“Todos que tiveram suas placas acometidas pela enchente, podem vir até o Detran sem agendamento, para não haver prejuízos ao cidadão”, pontuou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A primeira orientação passada por Cleyton é que o proprietário faça um Boletim de Ocorrência (BO) de extravio em uma unidade da Polícia Civil mais próxima ou por meio da Delegacia Eletrônica.
O segundo passo é comparecer à sede do Detran para realizar a vistoria veicular e procurar o atendimento ao cidadão no bloco verde. Além da sede, também é possível buscar atendimento nas outras unidades da autarquia. É necessário que o condutor leve o documento pessoal com foto, o boletim de ocorrência registrado, o documento do veículo para dar entrada na vistoria e pagar as taxas do Detran.
Após este procedimento, é necessário que se dirija até uma empresa estampadora credenciada pelo Detran-MT para confecção de uma nova placa. O pagamento pela placa deverá ser feito diretamente na empresa escolhida.
Caso a placa do veículo ainda seja no padrão antigo (na cor cinza), será aberto o processo de Troca de Placa para Placa modelo Mercosul.
“Se não for placa Mercosul, terá que realizar a troca de antiga para nova”, explicou Brandão.
De acordo com a assessoria do Detran-MT, para emitir a segunda via do documento do veículo, este deve estar com todos os débitos quitados, como IPVA, licenciamento ou multas.
Circular em via pública sem qualquer uma das placas de identificação (dianteira ou traseira) é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso o condutor seja flagrado com essa irregularidade, a penalidade é de multa, no valor de R$ 293,47, além de 07 pontos na CNH.