Autor de propostas para atender comunidades indígenas, o deputado Max Russi (PSB) participou da entrega de veículos a aldeias de Mato Grosso, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, nesta segunda-feira (19), no Palácio Paiaguás. “O governo tem que olhar de forma diferente para os diferentes”, complementou.
Max é defensor do alinhamento de políticas públicas que possibilitam investimentos na área indígena. “É fundamental para que eles tenham rendimentos e condições para subsistência. E essa iniciativa, da primeira-dama e toda sua equipe, é uma atitude louvável em um estado com uma população indígena extensa e que também enfrenta problemas sociais”, avalia o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A entrega de caminhões e 7 camionetes fazem parte de uma ação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas e da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf-MT).
Esses veículos estão sendo disponibilizados às prefeituras municipais para atender aos povos indígenas das aldeias: Aldeia Volta Grande, etnia Xavante, de Novo São Joaquim; Aldeia Kamaiura, etnia Kamaiura, de Canarana; Aldeia Mamaindê, etnia Mamaindê, de Comodoro; Aldeia Kanitutalo Batovi, etnia Waurá, de Gaúcha do Norte; Aldeia 3 Buritis, etnia Kayabi, de Querência; Aldeia Munduruku, de Juína; e Aldeias das etnias Cinta Larga e Enawene Nawe, também localizadas em Juína.
Para a primeira-dama Isabella Mendonça, de Novo São Joaquim, um dos municípios com território indígena contemplado, um benefício que chegou em boa hora e que facilitará a logística e o escoamento de produção da comunidade.
“Para nós, é motivo de gratidão ao governador Mauro Mendes, à nossa primeira-dama que tem esse olhar, através da articulação do nosso deputado Max. A gente tem dado muito certo nessa parceria. Hoje é um dia praticamente ilustre e a gente só tem a agradecer”, comemorou.
Atuação - Max Russi é autor da proposta que criou o Ser Família Indígena, um dos braços do programa de transferência de renda Ser Família, que leva auxílio financeiro às comunidades indígenas em situação de vulnerabilidade, localizadas em território mato-grossense.
Esse mesmo programa possibilitou a inauguração da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, em General Carneiro, no início do ano, na parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
A inauguração contou com a presença do deputado e da primeira-dama Virginia Mendes. Foram reformados todos os ambientes da unidade, com acessibilidade, projeto de sistema de segurança contra incêndio e pânico, quadra de areia, playground, brinquedoteca, salas de aula mobiliadas, refeitório, entre outras benfeitorias. O investimento total na unidade, que conta com 131 estudantes, é de R$ 4,2 milhões.