Após ganhar reforço, tendo em vista, a temporada de chuvas, as equipes de operacionalização de bueiros, vinculadas à Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), atenderá, somente nesta semana, cinco regiões da capital, sendo elas, os bairros Dom Aquino, Bela Vista, Pedra 90, Osmar Cabral e Baú, além da prioridade às demandas emergenciais.
O vice-prefeito e titular da SMOP, José Roberto Stopa, afirmou que as solicitações apresentam um aumento significativo nesta época do ano do ano e com objetivo de sanar os contratempos ocasionados à população, às atividades foram intensificadas por toda a cidade. "Os bueiros são os principais meios de escoamento das águas da chuva, mas, em razão da grande carga poluidora, acabam entupindo, dificultando o funcionamento correto do sistema. Pensando nisso, já estamos nos adiantando, zelando pela infraestrutura urbana", explicou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Outro agravante e que se tornou rotineiro em Cuiabá, é o furto das tampas dos bueiros, especialmente, aquelas fabricadas de material provenientes de cobre, uma prática ilegal que gera prejuízos financeiros e estruturais aos cofres públicos e colocam em risco à vida dos munícipes. "Além das manutenções, em muitos locais, na maioria deles, temos que substituir as tampas antigas pelas de concreto, o que exige um tempo maior e custos também. Pedimos encarecidamente para que cuidem e zelem pelo patrimônio que é de todos", acrescentou Stopa.
Os processos, consistem no desempenho das atividades de limpeza, manilhamento, desobstrução, recomposição pluvial e assentamento de tampas, garantindo o pleno funcionamento do sistema de captação e escoamento dos recursos hídricos, evitando assim, a formação de pontos de alagamentos.