O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), promulgou a lei que suspende a cobrança de estacionamento rotativo para veículos e motocicletas no Centro de Cuiabá, em praças e espaços de lazer, aos finais de semana e feriados. A Lei Complementar n°550, em vigor desde o dia 30 de outubro, foi publicada na Gazeta Municipal nesta quarta-feira, 6 de novembro. Antes da promulgação, a cobrança era obrigatória aos sábados, das 7h às 13h.
O projeto, de autoria do vereador Marcos Brito Jr. (PL), visa otimizar o sistema de estacionamento rotativo na cidade, após diversas queixas da população sobre o impacto nas atividades de lazer e cultura da capital. Nas redes sociais, o vereador comentou que a cobrança estava afugentando as famílias de pontos turísticos e de lazer da capital.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Com a cobrança do estacionamento rotativo, muitas famílias estão deixando de frequentar pontos turísticos da capital, como a Praça 8 de Abril, a Praça Santos Dumont e o Museu da Caixa D’Água Velha”, declarou Brito Jr.
A lei também reforça a concessão da requalificação urbana da região central e estabelece diretrizes para o sistema de vagas públicas do “Cuiabá Rotativo.” A regulação e fiscalização desse sistema são responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que deve gerenciar o planejamento e operação das vagas em áreas públicas, parques e prédios municipais.