Circula nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com roupa de hospital e com a cabeça totalmente enfaixada.
A imagem não é autêntica e foi fabricada com uso de inteligência artificial.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Algumas versões da foto aparecem com o selo do Grok, o sistema de inteligência artificial da rede X.
A ferramenta de detecção Hive Moderation aponta 97,2% de chance de a imagem ter sido gerada por inteligência artificial.
A ferramenta de detecção Illuminarty aponta 62,5% de chance de a imagem ter sido criada por IA.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República também afirma que a imagem é falsa. Além de não ser da secretaria, não foram feitas foto de Lula no hospital.
Lula passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para drenar um hematoma na cabeça - ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.
Boletim médico divulgado nesta quarta-feira (11) afirma que ele está "lúcido, orientado e passou a noite bem". Ele permanecerá com o dreno no local da cirurgia enquanto aguarda novos exames de rotina.
Logo após a cirurgia, os médicos disseram que ele não ficará com nenhuma sequela, e as funções neurológicas dele estão preservadas.
De acordo com a equipe médica, a previsão é a de que o presidente retorne a Brasília no começo da próxima semana. Por ordem médica, Lula está proibido de receber visitas de trabalho no hospital até ficar completamente recuperado.