A vereadora Edna Sampaio (PT), de Cuiabá, acionou a Polícia Federal para investigar o seu colega, vereador Dilemário Alencar (Podemos), por suposto crime de violência política de gênero. O pedido foi feito nesta segunda (6) e anunciado no Instagram da vereadora.
O motivo do pedido de investigação seria uma discussão entre os dois parlamentares, conhecidos por polêmicas na Câmara, sendo que Dilemário disse que Edna deveria pagar, com recursos próprios, uma indenização de R$ 70 mil a uma servidora grávida demitida pela vereadora.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O pedido de investigação, de acordo com Edna, é amparado pela lei federal 14.192/2021, que trata da violência política de gênero e visa garantir “os direitos de participação política da mulher e que considera violência política de gênero ‘toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher’”.
Edna e Dilemário possuem histórico de outras discussões no Parlamento. Em 2021, por exemplo, a vereadora não gostou de ser comparada à cantora Karol Conká, ex-participante do BBB21, quando a vereadora chegou a cogitar acionar a Comissão de Ética da Câmara contra o parlamentar.
VEJA: