A Secretaria de Saúde de Várzea Grande voltou atrás nesta quarta-feira, 15 de janeiro, e afirmou que os dois casos de leptospirose confirmados nesta semana são, na verdade, de 2024. A informação dos casos foi divulgada ontem, terça-feira, 14 de janeiro.
A secretária disse que irá lançar uma cartilha informática para alertar a população de sobre os cuidados. Mas ainda não está disponível.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A pasta também informou que os pacientes não tiveram gravidade.
A doença
A leptospirose é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Leptospira, que pode ser transmitida ao ser humano por meio do contato direto com a urina de animais infectados, como ratos, ou com água, ou solo contaminados.
Comum em áreas com condições precárias de saneamento, a doença apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e, em casos mais graves, pode levar a complicações como insuficiência renal, meningite e até a morte.
Com o período chuvoso, o aumento de alagamentos e enchentes facilita a disseminação da leptospirose. A urina de roedores infectados se mistura com as águas, expondo as pessoas ao risco de contaminação por contato com água ou solo contaminado.