O deputado estadual Max Russi (PSB) se reuniu nesta quarta-feira, 25 de janeiro, em Brasília, com o presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, do mesmo partido, e apresentou a demanda para abrir curso de medicina na região do Vale Araguaia.
No ano passado, o governador Mauro Mendes (União) autorizou o repasse de R$ 1,5 milhão para serem aplicados no Hospital Municipal Milton Morbeck (Pronto Socorro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e unidades básicas de saúde (UBS), na região de Barra do Garças.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Porém, a implantação do curso na região depende do Ministério da Educação que desde 2018, no governo de Michel Temer, responde a uma portaria que congela a abertura de novas vagas por cinco anos e também definia que as instituições de ensino superior destinassem pelo menos 10% da receita das mensalidades do curso ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Alckmin, que também é médico, foi positivo e disse que espera ajudar na demanda. "O prazo expira agora em abril [portaria do MEC] e estou feliz em poder ajudar. Para que uma faculdade de medicina seja aberta é preciso ter um hospital escola e isso Mato Grosso já tem. Além disso, é preciso ter um bom critério e a falta do curso na região do Vale Araguaia é um argumento importante", sinalizou.
O vídeo foi postado no Instagram do deputado estadual.
Veja vídeo: