O antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, hoje gerido pelo Governo do Estado, pode se tornar a nova sede do Hospital Municipal São Benedito. A possibilidade está sendo analisada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), que poderá requisitar a unidade ou adquirir o imóvel após a Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregar a administração da Santa Casa. O Governo vai transferir os atendimentos de lá para o novo Hospital Central do Estado, que deve ser inaugurado em agosto próximo.
Abilio esteve na Assembleia Legislativa (ALMT) para conversar com os deputados estaduais sobre as emendas e aproveitar para falar sobre a Santa Casa. Abilio explicou que está indo cobrar sobre os equipamentos que serão deixados no hospital.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Porque eu li que o governo do estado em 3 meses aí deve estar saindo de lá e passando para o Hospital Central. Então pode ser que a gente fique com o espaço desocupado, então, para a gente não perder os equipamentos que estão lá dentro, porque o Governo do Estado ficou a disponibilizar para a gente esses equipamentos, conversar com os deputados para ver se eles entram nessa guerra com a gente”, explicou.
A Santa Casa está sob administração do Governo do Estado desde maio de 2019, após ficar dois meses com as portas fechadas devido às dívidas milionárias. A unidade funcionava com doações, emendas parlamentares e pagamento de serviços contratados pela Administração Pública, por meio de convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na época, a unidade acusou o Município de Cuiabá de estar em dívida com ela, argumento que foi rebatida pela gestão Emanuel Pinheiro (MDB), que alegou o contrário: que a Santa Casa estava em débito com a Prefeitura por serviços recebidos antecipadamente e que não haviam sido realizados.
Após a unidade fechar as portas, o Governo do Estado decretou uma requisição administrativa do local e vem tocando a unidade até os tempos atuais. Porém, com a inauguração do novo Hospital Central do Estado, o Governo abrirá mão da Santa Casa.