O vereador Magnum Vinnicios Rodrigues Alves de Araújo, de General Carneiro, protocolou um pedido de renúncia nesta terça-feira, 14 de fevereiro, um dia antes da sessão que votaria a cassação de seu mandato. Ele é acusado de liderar uma quadrilha que roubava gado em fazendas no interior do estado e chegou a ser preso em flagrante em setembro de 2022.
O mecanismo de renunciar ao cargo antes da cassação é comumente adotado por parlamentares que querem preservar seus direitos políticos. Ao renunciar, ele não se torna inelegível e poderá voltar a concorrer a cargo público.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Magnum foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão e pagamento de 21 dias-multa. A sentença é do juiz Roger Augusto Bim Donega, da 2ª Vara Criminal de Primavera do Leste, proferida no dia 6 de dezembro de 2022. A decisão se estendeu aos comparsas de Magnum.
Na avaliação do magistrado, a concessão de outra medida cautelar não seria viável, pois isso permitiria a continuidade delitiva dos acusados. Magnun já responde a outros processos também pelo mesmo crime.
Os réus também foram condenados a pagar R$ 10 mil para a fazenda para reparação de danos. Além disso, o magistrado também determinou o perdimento do veículo utilizado no crime, uma caminhonete VW Amarok, além da suspensão dos direitos políticos do vereador.
O caso
Conforme os autos, no dia 11 de setembro deste ano, o parlamentar e seus comparsas adentraram na Fazenda Santa Izabel na madrugada e abateram um boi com um tiro de carabina calibre 38. No momento, os funcionários da fazenda estavam trabalhando e escutaram o tiro e se deslocaram para o local.
Quando eles chegaram lá, os criminosos tentaram fugir. O gerente da fazenda tentou impedir e sofreu uma tentativa de atropelamento. Ele, então, disparou tiros contra os pneus da caminhonete impedindo a fuga. O vereador tentou reagir e levou uma coronhada na cabeça.