A secretária de saúde de Araraquara (SP), Eliana Honain, será a convidada no espaço Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça (20), a convite da vereadora Edna Sampaio (PT). A sessão plenária começa às 9 horas, com transmissão ao vivo no site e redes sociais da Câmara e da vereadora.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Araraquara foi a primeira cidade a adotar um lockdown rígido no país e, em um mês (de 21 de fevereiro a 21 de março) reduziu em 57,5% o número de novos casos e em 39% a porcentagem semanal de óbitos.
As medidas restritivas de isolamento social adotadas pela prefeitura, incluindo lockdown, deram resultado e fizeram cair, mesmo preliminarmente, número de novos casos confirmados de covid-19 na cidade.
Segundo a vereadora, o objetivo é compartilhar a experiência da cidade paulista que, no início de abril, chegou a zerar o número de óbitos.
Live
Às 19 horas, a parlamentar realiza uma live sobre a crise da educação na pandemia, com a participação do representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), João Custódio, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do PT Estadual, Henrique Lopes.
Na pauta, entre outros temas, a discussão em torno da reabertura das escolas, que foi objeto de um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 14, o qual reconheceu como essenciais as atividades educacionais presenciais, à distância e híbridas em nível municipal, estadual e federal na educação básica, na educação de jovens e adultos, no ensino técnico e no ensino superior.
A vereadora e o sindicato têm defendido a priorização dos profissionais da educação na fila da vacinação contra a Covid-19 como condição para o retorno das aulas. Na última terça (13), Edna Sampaio apresentou à Câmara projeto de lei que prevê a priorização dos profissionais de educação do nível básico ao superior na fila de vacinação.