O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, apresentou um requerimento para ser realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o projeto que visa acelerar a implantação e pavimentação da rodovia MT-030, conhecida como Estrada da Ponte de Ferro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
O pedido foi aprovado na sessão de quarta-feira, 23 de agosto. A audiência pública vai acontecer no dia 5 de outubro, às 14h, no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia.
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Conforme o parlamentar, o objetivo do encontro é discutir formas para destravar o projeto que vai encurtar a distância entre as cidades em até 36 quilômetros. Na justificativa do seu requerimento, Nininho alega que falta apenas concluir a ligação da rodovia com a MT-251, um trecho ainda não pavimentado, para liberar a estrada.
Ele destaca que a pavimentação do trecho é importante para garantir melhorias na trafegabilidade, permitindo fluidez e segurança aos usuários.
“[…] melhoria no escoamento da produção, além de fomentar o turismo da região, vamos criar uma rota alternativa aos usuários da MT-251 e BR-070 e BR-163, desafogando o fluxo de veículos na MT-251 e diminuindo o número de acidentes nas mesmas. A MT-030 será considerada uma rodovia estruturante, pois interligará os municípios do Vale do São Lourenço, região Sul e região Nordeste com a Capital, inclusive para o escoamento de parte da produção agrícola”, explicou.
No documento, ele cita que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou no mês passado uma licitação, no valor de R$ 8,2 milhões, para contratar uma nova empresa para asfaltar a rodovia. Nininho cita que a medida ainda vai fomentar a região da Ponte de Ferro, em Cuiabá.
“A região da Ponte de Ferro é um destino procurado para o lazer pela população da Capital. Uma das rotas para o Coxipó do Ouro, o entorno da rodovia também conta com chácaras e produção de agricultura familiar e a sua estruturação vai interligar o município de Cuiabá à Chapada dos Guimarães e região, proporcionando um moderno caminho para escoamento de produção agrícola e roteiro turístico, reduzindo a distância pela metade”, enfatizou.