Apesar dos ânimos estarem mais calmos na Prefeitura Municipal de Várzea Grande, ainda há um clima de ressentimento. O vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) declarou que não se afastará do cargo, pois sua permanência se deve ao compromisso com a população várzea-grandense, e não com a prefeita Flávia Moretti (PL).
Ele afirmou que, se deixasse a gestão, estaria traindo o povo, já que dedicou um ano à campanha e foi eleito para enfrentar os desafios da cidade. Para Tião, sair agora significaria falhar com aqueles que confiaram nele. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira, 02 de abril.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“O meu compromisso verdadeiro não é com a prefeita. Então eu não posso afastar! O meu compromisso é com o povo. Se eu afastar da gestão, eu estou traindo o povo, porque eu andei na rua, eu fiquei um ano fazendo campanha e eu não posso deixar de fazer os enfrentamentos que precisa fazer para dar resposta possível”, pontuou Tião.
Sobre as divergências, Tião explicou que a principal questão estava relacionada à mudança de quadros na administração, especialmente a necessidade de renovar a equipe para melhorar a gestão e dar respostas mais rápidas à população. Ele criticou a gestão anterior, destacando a necessidade de mudar não apenas secretários, mas também membros do segundo escalão.
“O conflito foi justamente na mudança do quadro de funcionário. Eu sempre defendo que o prefeito anterior fracassou. Não foi somente o prefeito, não foi o Kalil, foi a sua equipe. E para nós dar resposta para o cidadão, nós temos que ter uma equipe nova, eu tenho discutido com a prefeita que nós precisamos mudar alguns quadros, não só de secretário, mas também de segundo escalão”, explicou.
Zaeli mencionou a fala do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que disse que 'a Flávia é a prefeita e que ele [Zaeli] teria que respeitar as ideias dela". Zaeli deixou claro que reconhece a autoridade da prefeita, respeitando suas decisões, porém continuará a cobrar o que foi prometido e defendendo suas ideias, independentemente de divergências.
Entenda a rusga entre os dois
A tensão entre a prefeita Flávia Moreti e seu vice, Tião da Zaeli, teve origem no descumprimento de um acordo político firmado durante as eleições de 2024. O compromisso previa que Tião teria autonomia para indicar os chefes das Secretarias Municipais de Viação, Obras e Urbanismo, Educação e do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). No entanto, Flávia não cumpriu integralmente o combinado, gerando insatisfação e conflito entre os dois. Na final do mês passado, ambos protagonizaram uma briga que por pouco resultou em vias de fato.
O prefeito Abilio usou a imprensa e saiu em defesa de Moretti, dando um recado, não só para Tião como outros parlamentares, pedindo que permitam que a prefeita eleita governe a cidade. Ainda declarou que caso Tião ou algum outro estivesse descontente, daqui a quatro anos tem novas eleições e eles poderiam disputar contra a Flávia, se assim eles quisessem.
Veja vídeo: