O secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo, jogou "água no chope" do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que espera ter a confirmação nesta sexta-feira (11) do envio de 290 mil doses do imunizante Janssen para Cuiabá. No entanto, Figueiredo garantiu que está prevista a entrega de apenas 45 mil doses.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Gilberto afirmou que essas doses já estavam sendo negociadas muito antes de o prefeito Emanuel Pinheiro ir até Brasília se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e solicitar envios de doses extras de vacinas, em troca da realização da Copa América na capital.
“Essa vacina da Janssen já está na pauta de discussão com o Ministério da Saúde há vários dias. A população inteira sabe que o Brasil vai receber entorno de 3 milhões de doses dessa vacina. Essa oportunidade surgiu para o Brasil justamente pelo curto espaço de tempo da validade dessa vacina. Então o fabricante está se antecipando na entrega ao Brasil. Esperamos que seja mais. Inicialmente o Ministério da Saúde sinalizou com 45 mil”, disse o secretário ao site Olhar Direto nesta quinta-feira (10).
Figueiredo também falou que pelo baixo período de validade do imunizante, previsto para vencer no próximo dia 27, essas doses ficarão na capital pela logística. O governo federal vai receber três milhões de doses de vacina, e o ministro da saúde Marcelo Queiroga garantiu que essas doses não serão perdidas já que o país consegue imunizar 2,4 milhões de pessoas por dia.
Apesar de falar que Cuiabá receberá um número bem menor do que esperado pelo prefeito, Gilberto disse que é importante o pedido feito por Emanuel ou qualquer outro gestor em busca de vacinas.
“Seja iniciativa do prefeito ou de qualquer outro político isso será bom pra Mato Grosso. Não temos oficialmente do Ministério da Saúde quantas vacina vamos receber da Janssen e quantas vamos receber por conta da Copa América. A deliberação deve ser até hoje por conta da validade da vacina. Assim que chegar, trabalharemos sábado e domingo para dar condições”, concluiu.