O presidente Lula (PT) tenta se aproximar dos novos prefeitos de Mato Grosso, assim como daqueles que foram reeleitos no pleito de outubro. A confirmação é do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, que representou o petista no 1º Encontro Regional do Governo Federal com Prefeitos Eleitos e Reeleitos de Mato Grosso, realizado na última sexta-feira, 29 de novembro. O objetivo é aproximar dos gestores municipais, além do Poder Executivo Nacional, os órgãos de controle e bancos públicos, em prol de parcerias para projetos.
“Essa reunião é uma iniciativa muito relevante feita pela Caixa Econômica Federal, por determinação do presidente Lula que todos os órgãos públicos, os Ministérios, os bancos públicos... se aproximem das administrações municipais porque, afinal de contas, são nos municípios que as pessoas vivem, é onde a gente tem que melhorar a qualidade de vida, se fazer presente, então trazer essa orientação, tirar dúvidas, apresentar o que tem no Governo Federal para que os municípios possam se planejar [...] tenho certeza que sairemos daqui já com uma nova visão das oportunidades para que os prefeitos possam se planejar e fazer a gestão”, finalizou o ministro.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A eleição de Lula se deu envolta em uma disputa que ultrapassou as linhas republicanas, com risco de golpe de Estado pela extrema-direita. O petista, inclusive, se elegeu numa frente ampla com antigos opositores - como seu vice Geraldo Alckmin, de quem sempre foi adversário. Desde que assumiu este terceiro mandato como presidente da República, em janeiro de 2023, Lula tem adotado falas apaziguadoras e uma postura diplomática frente a seus adversários.
Se antes a bandeira branca se dava pelo restabelecimento do espírito democrático em território nacional, agora também serve de estratégia para se fortalecer para 2026. As eleições deste ano mostraram a força da extrema-direita, em especial em Mato Grosso, onde o Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou as principais cidades do estado e varreu o PT do mapa.
Ter uma boa relação com esses prefeitos e contribuir com projetos significativos pode fazer diferença nas eleições de 2026, quando Lula deve tentar a reeleição contra o grupo bolsonarista, que ainda não tem candidato definido, dada à inelegibilidade do ex-presidente.