A federação Brasil de Esperança (PCdoB, PT e PV) prevê eleger quatro vereadores, ou mais, nas eleições municipais deste ano, em Cuiabá. A informação é do deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura, Lúdio Cabral (PT), que conversou com a imprensa durante ato de lançamento na manhã deste sábado, 29 de junho.
O petista explica que o quantitativo é o ponto de partida buscado pela federação. Para isso, ele leva em consideração o resultado das eleições de 2020, quando o PT fez uma vereadora, Edna Sampaio, e o PV elegeu três, Marcus Brito Jr, Mário Nadaf e Paulo Henrique. Este último hoje está no MDB.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com Lúdio, a chapa de vereadores da federação está praticamente fechada.
Além da federação, cujos candidatos das três siglas caminharão unidos, como um único partido, o grupo ainda pretende eleger vereadores aliados. No atual cenário, caminham com Lúdio o PSD, do ministro Carlos Favaro (Agricultura), e a federação composta pelos partidos Rede e PSol.
Lúdio ainda busca uma aliança com o PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin. Em Mato Grosso, a sigla é comandada pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Max Russi, e em Cuiabá deve caminhar ao lado do presidente da mesma Casa, Eduardo Botelho (União Brasil).
Mesmo assim, Lúdio quer trazer o partido para o seu lado e alega não ter o objetivo de buscar apoio da nacional para convencer Russi.
O petista também quer trazer para o seu lado a federação composta pelo PSDB e pelo Cidadania. O grupo tinha pré-candidato próprio, o deputado estadual tucano Carlos Avallone, que anunciou sua desistência nesta semana. Segundo Lúdio, os dois tiveram uma conversa tão logo Avallone anunciou sua decisão.
“Eu tenho conversado muito com Avallone toda semana na Assembleia. Na quarta, quando ele retirou a candidatura dele, voltei a conversar com ele, falei da importância de uma aliança com o PSDB, o que isso sinaliza para a população da nossa cidade, um governo verdadeiramente amplo”, disse.
A tentativa de aproximação evidencia o cenário instalado no pós-bolsonarismo. PT e PSDB são adversários históricos na política brasileira, sendo até mesmo inimaginável os dois no mesmo palanque, cenário alterado após a ascensão da extrema-direita de Bolsonaro.
Já em relação ao Cidadania, Lúdio afirmou que se encontrou com o presidente nacional da legenda, Plínio Comte Bittencourt, que esteve em visita a Cuiabá na última semana. Segundo ele, o encontro foi bastante positivo, com muita proximidade, principalmente em relação à cidade inteligente, com uso de tecnologia na cidade.
O petista também negou que pretenda “forçar” os integrantes do PV, partido federado com o PT, a apoiá-lo em sua candidatura. A legenda tinha como pré-candidato o vice-prefeito José Roberto Stopa, que recuou da disputa, deixando o caminho livre para Lúdio.
Oficialmente, os dois selaram a paz entre si, em busca do projeto eleitoral. Mas, nos bastidores, essa paz não é dada como certa. Lúdio e Stopa têm se estranhado desde a eleição de 2022, quando o vice-prefeito pretendia ser o nome ao Governo do Estado, mas recebeu críticas do petista.