A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), disse que os parlamentares vão aguardar o retorno do deputado Eduardo Botelho (União) para presidência da Casa, para definir os nomes que irão compor a Comissão de Ética que vai analisar o requerimento em que pede a abertura de um processo ético contra o deputado Gilberto Cattani (PL), por quebra de decoro parlamentar.
Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira, 1° de junho, Janaina comentou que, por ser a única mulher no Legislativo, tem interesse em participar da comissão. Botelho deve retornar na próxima semana. Ela adiantou que seus colegas não têm interesse em prolongar o assunto.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Não estando na presidência, se o Botelho voltar, eu tenho interesse em participar, até por ser a única mulher e para poder debater esse assunto dentro da comissão. […] o Botelho também entende que é o mais prudente a ser feito, esperar ele chegar, aí formamos [a Comissão de Ética], porque eu sou líder também do meu bloco, a gente forma as comissões e aí sim a gente vai começar a fazer o processo administrativo, vamos dizer assim, na Comissão de Ética”, explicou].
Na quarta-feira (31), a Comissão de Mulheres Advogadas da OAB de Mato Grosso protocolou na presidência uma representação para que seja apurado discriminação contra mulheres e/ou por desobediência aos deveres contidos na Constituição por parte do deputado ao fazer comentários envolvendo comparação entre mulheres a vacas, dentre eles, um vídeo em que pede desculpas a vacas por ter comparado elas com feministas radicais.
Janaina comentou que por ser a única mulher na Assembleia, tem sido cobrada pela sociedade, principalmente pelas mulheres, para que alguma atitude seja adotada.
“Especialmente eu, como mulher, que sou a única mulher da casa, e a gente vê uma cobrança muito grande, talvez que os próprios deputados não tinham noção do tamanho da repercussão hoje que envolve não só você falar contra a mulher ou ser misógino, como também hoje a gente viu o caso do Vini Júnior mesmo, com o racismo, a homofobia, a sociedade não tolera mais isso, esse preconceito. Então a cobrança é muito grande em cima da Assembleia. E a Assembleia sabe que vai ter que tomar uma atitude, tanto é que já está tomando”, frisou.
LISTA
Na manhã desta quinta-feira, foi divulgada uma lista de deputados que haviam sido indicados pelos blocos para compor a Comissão de Ética. No entanto, Janaina refutou a lista dizendo que os membros ainda não foram definidos e que só serão escolhidos com a volta de Botelho.
No entanto, durante a sessão extraordinária o Bloco “Experiência e Trabalho” – composto pelos deputados Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Wilson Santos (PSD), Nininho (PSD) e Diego Guimarães (Republicanos) – indicou Wilson Santos para ser membro titular e Diego Guimarães para suplência.
As assessorias dos deputados Dr João (MDB) e Elizeu Nascimento (PL), que estavam na lista divulgada, confirmaram as indicações deles para o grupo, mas não souberam informar se é para suplência ou para vagas de titulares.
Leia mais: Falas de Cattani incentivam violência contra mulheres, avalia Janaína
Pedido de desculpas de Cattani é rechaçado: "Não apaga o dano"
Presidente da AL manda instalar Comissão de Ética para apurar denúncias contra Cattani