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Polícia Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 16:20 - A | A

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 16h:20 - A | A

APÓS 44 ANOS

Presidente inaugura BR-163 ao lado de Mauro Mendes

O governador ainda falou que estão previstos para passar pela rodovia esse ano, 14 milhões de toneladas de grãos

Jefferson Oliveira
Da Redação

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (14) a pavimentação dos últimos 51 quilômetros da BR-163 que faltavam para ligar, definitivamente, o estado de Mato Grosso aos portos do Arco Norte. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o governador Mauro Mendes (DEM) lembrou a espera de 44 anos para a conclusão da obra.

“Há muitos anos isso causou sofrimento. Antigamente um caminhão para sair de Sorriso, um dos grandes polos produtores do nosso estado, e chegar até Miritituba levava 14 dias. Hoje se faz em dois dias”, detalhou Mendes, lembrando que durante décadas o escoamento da safra pela BR-163 foi marcado por uma fila de caminhões atolados e motoristas parados por dias, e até semanas, na ‘estrada da soja’.

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O caminhoneiro Elimarcos Alcântara faz o trajeto entre Mato Grosso e Pará há 20 anos e sentiu na pele a diferença. Ele conta que as viagens ficaram mais rápidas e o movimento na região cresceu depois do asfaltamento na rodovia.

“Sou de Cuiabá, mas tem três anos que moro no Pará. Há 20 anos eu faço esse trajeto e digo que a BR-163 melhorou imensamente. Hoje vou para Santarém, saio pela manhã e chego no final da tarde tranquilamente. Então essa BR está sendo uma mão na roda para gente. Tenho um estabelecimento que está próximo à rodovia e o movimento só cresce, graças a essa pavimentação, que tende a ajudar muito a região”, falou o caminhoneiro.

Com a pavimentação do trecho crítico entre Novo Progresso e Moraes de Almeida, no estado do Pará, o frete já barateou 26% para os portos do Arco Norte. Isso porque a obra foi concluída no dia 27 de novembro de 2019 e vem sendo usada desde então. Estimativas apontam para uma economia de até R$ 780 milhões no escoamento da safra deste ano.

“A pavimentação é de grande importância ao setor produtivo de Mato Grosso. É fundamental para garantir a rentabilidade do produtor rural. Essa vitória se deve também ao trabalho de dez anos do Movimento Pró-Logística. No ano passado os produtores tiveram prejuízos devido às péssimas condições da rodovia. Este ano, a previsão é transportar 13 milhões de toneladas e estima-se uma economia de 780 milhões de reais”, afirmou Edeon Vaz, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística.

Diante do volume projetado para a safra de grãos deste ano, Mauro avalia que a conclusão da pavimentação da BR-163 representa um marco para a competitividade do agronegócio, garantindo frete mais barato e mais eficiência para os produtores rurais e indústrias.

“Eu tenho certeza que esse esforço que o nosso governo e o ministro Tarcísio de Freitas fazem hoje para melhorar a infraestrutura do nosso país, ele será recompensado, porque milhares de brasileiros vão ter a oportunidade de fazer os nossos produtos chegarem a tantas partes do planeta de forma competitiva, trazendo mais recursos dentro do Brasil”, acrescentou Mauro.

SOBRE A OBRA

Foram investidos cerca de R$ 158 milhões em 2019 para a conclusão do asfaltamento de 51 quilômetros da BR-163. A obra foi executada por 650 trabalhadores, entre servidores do Dnit, militares do Exército e funcionários de empresas contratadas. Também foram realizados serviços de manutenção em 1.300 quilômetros da rodovia, de Sinop (MT) a Santarém (PA), visando assegurar boas condições de trafegabilidade.

Além das obras de asfaltamento e manutenção, o Dnit também iniciou o trabalho de hidrossemeadura na região – quando há aplicação de sementes para criar vegetação de proteção no local. O objetivo da medida é proteger os taludes da rodovia de erosões.

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