Dollar R$ 5,82 Euro R$ 6,11
Dollar R$ 5,82 Euro R$ 6,11

Geral Sábado, 19 de Fevereiro de 2022, 11:22 - A | A

Sábado, 19 de Fevereiro de 2022, 11h:22 - A | A

REMAP

A reprogramação de mapas que transforma carros em supermáquinas

A mudança traz mais desempenho e segurança a modelos nacionais e importados

Ter um carro esportivo é o sonho de muitos meninos mundo afora. Para alguns deles, uma realidade quando se tornam adultos. Estética chamativa, ronco alto e desempenho sem igual são características fundamentais.

Kassen Ali Hammoud, 43 anos, é um destes aficionados pelas supermáquinas. Dono de um Porsche 911, ano 2021, sempre gostou de carros. Uma paixão construída ainda na infância.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“Sonho desde criança. Sempre gostei de carro. Meu pai tinha uma loja de carros e eu sempre quis ter o meu”, conta.

A compra do carro foi só o primeiro passo. Kassen queria mais: mais desempenho, respostas mais rápidas, melhor dirigibilidade e segurança. Enfim, alta performance. Foi então que decidiu mexer na reprogramação do motor, fazer o chamado remap.

“Nós gostamos de velocidade, torque, motor mais ‘brabo’, de uma resposta mais rápida do carro e o remap de qualidade nos entrega isso. O carro fica muito melhor”, disse Kassen Hammoud.

Remap

A reprogramação do mapa (remap) é uma alteração no software responsável pela administração do motor e de toda a parte eletrônica do veículo. Um programa inserido na central eletrônica de injeção (ECU) que permite a otimização do desempenho aumentando a potência e o torque, proporcionando maior esportividade ao veículo.

“Todo veículo pode ser melhorado. Acessamos a central, fazemos a leitura e depois criamos um novo software para alta performance. Conversamos muito com o cliente para entender exatamente o que ele quer. Ai, fazemos um projeto de engenharia eletrônica para atender estes objetivos empregando o que há de mais moderno em termos de tecnologia e segurança”, explicou Israel Brum Alencastro, sócio da Perfortech Motor Sport, empresa cuiabana.

Remap x Chipagem

Muita gente pergunta qual a diferença entre o remap e a ‘chipagem de motor’. Se liga então: o remap é a mudança do software da unidade eletrônica nativa que gerencia o motor de maneira que altera os parâmetros originais sem a necessidade de instalação de módulo extra. Já a ‘chipagem’ atua através da instalação de um Chip , módulo suplementar, que trabalha em conjunto com a central eletrônica do veículo, alterando alguns parâmetros de operação.

Vale lembrar que a manutenção do veículo segue a recomendação expressa no manual do proprietário emitido pelas montadoras.

Perfortech

A Perfortech Motor Sport nasceu em 2015, dentro da oficina Regescap Auto Center; empresa familiar, com 39 anos de atuação em Cuiabá e Várzea Grande. Seus fundadores, Hedio Carloto e Israel Alencastro, decidiram oferecer o que há de melhor em alta performance com qualidade para seus clientes.

“Trabalhávamos com acessórios para melhorar os carros. Como os veículos começaram a vir de fábrica mais completos, decidimos viajar, conhecer pessoas e estudar muito para mexer com a parte eletrônica dos veículos. Inicialmente, tínhamos parceiros estrangeiros que auxiliavam na reprogramação. E em 2016, começamos a produzir nosso próprio software”, disse Carloto.

O empresário explica que superesportivos já vem de fábrica com motores preparados para maior desempenho, mas os fabricantes os limitam por questões mercadológicas. Carros da Audi, Porsche, BMW, Jaguar e Mercedes Benz, por exemplo, podem oferecer muito mais do que a montadora disponibiliza aos clientes.

“Os motores destes carros podem oferecer muito mais potência. Isso não é feito por questão comercial para que as montadoras atendam uma maior gama de clientes oferecendo preços mais convidativos. Também, para que com novos ajustes elas possam apresentar novidades a cada nova edição de um determinado modelo. O que fazemos é a calibração do módulo para extrair o máximo de performance”, explica Carloto.

A empresa ganhou Know-how e hoje distribui seu software para mais de 30 representantes no Brasil e para vários países. O programa é instalado de forma remota, via internet. O original do carro é criptografado e transmitido para a Perfortech que faz as alterações e o reenvia a seus representantes para que façam a nova instalação nos veículos.

"Em 2016, começamos a desenvolver nosso próprio software. Viajamos o Brasil levando e adquirindo conhecimento aos nossos representantes e parceiros. Em 2017, fomos contratados para o nosso primeiro projeto internacional e nos anos seguintes continuamos realizando projetos mundo afora. Em 2021, fomos contratados para ir Abu Dhabi/Dubai para realizar um projeto especial em conjunto com a equipe RRhamani Performance. Somos gratos a nossos parceiros e clientes", concluiu o empresário.

search