Mato Grosso vibra com orgulho na noite desta quinta-feira, 9 de dezembro, com a conquista histórica do Cuiabá Esporte Clube. Dando um show de garra na Vila Belmiro, o Dourado garantiu sua permanência na elite do futebol brasileiro em 2022 e, de quebra, conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana. O feito histórico foi selado com o empate por 1 a 1 sobre o Santos.
O Dourado teve um começo turbulento no Campeonato Brasileiro, quando o técnico Alberto Valentim foi demitido logo na estreia do clube, após empatar com o Juventude por 2 a 2 na Arena Pantanal. A demissão gerou memes e toda sorte de boatos nas redes sociais, e acabou deixando o time em um momento complicado, sem conquistar vitórias.
Só que o Cuiabá não se deu por vencido e correu atrás do prejuízo, realizando grande feitos durante a temporada. Se tornou um visitante indigesto de grandes clubes, como quando venceu o Palmeiras no Allianz Parque por 2 a 0 durante a 17° rodada, além de segurar o Flamengo em pleno Maracanã com um empate sem gols, na 27° rodada do Brasileirão.
Outro grande feito foi contra o São Paulo pela 25° rodada da competição, partida que marcou a volta da torcida à Arena Pantanal. O Dourado conquistou um importante empate, após já ter empatado contra o tricolor paulista no Morumbi no primeiro turno.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Na reta final do Brasileirão, o Dourado perdeu pontos importantes e viu a situação se complicar. Sofreu uma dura derrota contra o Corinthians, a primeira partida em que sofreu três gols, e perdeu pontos preciosos devido a erros de arbitragem no empate contra o Bahia, pela 34ª rodada do Brasileirão, quando teve dois gols anulados. A moral do time foi duramente impactada e o Cuiabá perdeu as duas partidas seguintes.
Mesmo assim, o Dourado não se deixou abater. Parecendo lutar contra tudo e contra todos, o time se reergeu com uma vitória sobre o Fortaleza, na Arena Pantanal, na última segunda-feira (6).
O JOGO
O Santos teve a bola e manteve o controle ofensivo durante todo o jogo, mas foi o Cuiabá quem abriu o placar. Usando o que faz de melhor, o Cuiabá explorou as brechas deixadas quando o Peixe se lançava ao ataque e levou ameaças à meta do adversário. O gol saiu aos 15 minutos, durante uma cobrança de escanteio. Pepê cruzou perfeitamente na cabeça de Marllon, que não perdoou. À frente no placar, o Cuiabá cresceu e continuou agredindo o Santos, que tinha volume de jogo, mas não conseguia criar chances efetivas.
No começo do segundo tempo, o Dourado foi quem manteve a posse de bola. Ameaçou bastante durante os primeiros dez minutos e quase ampliou a vantagem em algumas ocasiões. Pressionado, o técnico Carille mudou completamente o time e deu uma nova cara ao Santos. Primeiro, o time começou a dominar o jogo e ganhou volume, enquanto o Cuiabá recuava para administrar a vitória. Aos 30 minutos, Marinho chutou e a bola desviou na zaga do Cuiabá, sobrando para Lucas Braga enfiar na rede. A partir daí, o Peixe manteve pressão total sobre o Dourado, que até tentou reagir, mas continuou sendo fustigado. Aos 44, Madson cabeceou e o zagueiro Paulão virou um goleiro, salvando a bola quase em cima da linha. Não teve jeito: mesmo com toda a pressão, o Dourado segurou o empate, um placar que valia tudo para o time nesta temporada.
POLÊMICAS EXTRA CAMPO - Jogadores do Dourado também polemizaram fora das quatro linhas. O volante Pepê foi duramente criticado por torcedores após postar em suas redes sociais que ser homossexual "é pecado" e "leva a condenação".
Já o atacante Clayson foi demitido horas antes da última partida contra o Santos, pela 38° rodada do Campeonato Brasileiro, após se envolver em uma suposta agressão a uma garota de programa em uma boate da capital.