Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o vice José Roberto Stopa se reuniu na manhã deste sábado(29), no Hotel Fazenda Mato Grosso, com os secretários, adjuntos e diretores para mais uma etapa de construção da Agenda Cuiabá 2021/2030. Cuiabá é signatária do Pacto Global, que é uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças comprometidas e inovadoras. Quem integra o grupo também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030, criada pela ONU define metas, organizadas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Seguindo as normas de biossegurança contra a disseminação do coronavírus, a reunião foi realizada no sistema híbrido. Parte da equipe de gestão participou da reunião presencial e os demais atuaram remotamente. “Esta construção da Agenda Cuiabá 2030, irá contemplar os nossos novos compromissos assumidos com o povo cuiabano, priorizaremos as grandes ações, a implantação dos novos programas e projetos, bem como o fortalecimento das iniciativas que apresentam resultados. Buscamos aqui o aprimoramento. Por isso, a necessidade desses encontros cumprindo os cronogramas pre-estabelecidos”, disse o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa. Ele pontuou ainda que a Secretaria de Planejamento atua como um facilitador, mas a obrigação de executar e de todos, com ações intersetoriais.
No decorrer da reunião de trabalho, após apresentação das ações de cada Secretaria, foi construído o novo mapa estratégico para os próximos dez anos. Foram definidos doze Eixos Temáticos, construídos seguindo as vértices do programa Cidades Sustentáveis, correlacionados aos objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis-ODS, no Pacto do Milênio. “A reelaboração do plano devem ser consideradas as metas já previstas nos compromissos estabelecidos entre 2021/2024”, acrescentou Stopa.
Cuiabá é a 4ª capital brasileira a ser signatária do Pacto Global da ONU. Com isso, o planejamento estratégico do Município passa a contar com fatores fundamentais como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, inovação e uma série de outros ponto e uma das marcas da gestão Emanuel Pinheiro trata-se do desenvolvimento de ações de sustentabilidade. A iniciativa das Nações Unidas possui cerca de 15 mil signatários em todo o mundo e, a partir do momento em que Emanuel assumiu a administração do Município, Cuiabá passou a fazer parte desse grupo.
Ao fazer o uso da palavra, o secretário de Governo, Luís Cláudio Castro Sodré, afirmou: “sempre de forma planejada, que seja realizado o monitoramento diário na busca contínua dos objetivos pelas entregas de suas pastas. Trabalhamos pautados na busca em atingir resultados, respeitando o que firmamos com a cuiabania e com os conselhos de Políticas Públicas, observando os compromissos do Plano de Governo".
Sendo a Secretaria de Planejamento a responsável pela condução das metas, o secretário Zito Adrien reforça pelo qual foi criada essa ferramenta de trabalho. “Esse é mais um importante passo dentro da administração pública municipal, na busca do fortalecimento da cultura do planejamento e da disseminação de boas práticas, tanto entre os gestores como com a população. A gestão Emanuel Pinheiro segue, de forma efetiva, o seu compromisso com Cuiabá, de oferecer uma cidade boa de viver”, definiu Zito Adrien.