A segunda edição do movimento Conecta inicia neste domingo (20), em Várzea Grande, a programação da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” neste domingo. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional de conscientização sobre os tipos de violência contra mulheres e meninas, assim como o reforço dos canais de denúncia e redes de atendimento e apoio às vítimas.
O movimento faz parte da Organização da Sociedade Civil de Atendimento Psicossocial às Mulheres e Crianças em Situação de Violência, ONG “Lírios”. A organização foi fundada há 9 anos, no município de Várzea Grande e já atendeu mais de 13 mil crianças e mulheres, vítimas de violência doméstica.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A programação do Movimento Conecta tem atividades em Cuiabá e Várzea Grande, e segue até o dia 10 de dezembro com reuniões, rodas de conversa, palestras, chá com bolo, panfletagem nos shoppings, audiência pública e sessão solene na Câmara de Vereadores de Cuiabá, curso de educação financeira e empreendedorismo, bazar e caminhada pela erradicação da violência contra meninas e mulheres.
Neste domingo, a agenda começa com a feira empreendedora Amora Encontro. O evento será no Mirante das Águas, em Várzea Grande. O horário é das 15h às 20h. Toda a programação será disponibilizada ao público de forma gratuita.
De acordo com a diretora-executiva da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, serão mais de 28 ações pontuais e o movimento tem como missão unir forças para combater a violência diariamente. A primeira edição do movimento Conecta foi realizada em 2021 e reuniu mais de 70 voluntários.
“O movimento Conecta nasceu com o objetivo de trabalhar a prevenção e levar informações para a sociedade, de como combater qualquer tipo de violência contra meninas e mulheres. Ele vem para unir várias instituições que defendem a causa, e unidos nos fortalecemos e teremos resultado melhor das ações”, destacou Maria Fernanda.
Violência Contra a Mulher
De janeiro a junho de 2021, o Estado registrou o assassinato de 22 mulheres vítimas de violência doméstica, e nos seis primeiros meses de 2022, foram 21 feminicídios. Nos 12 meses do ano passado, 43 mulheres foram vítimas deste tipo de crime. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Superintendência de Observatório.
A Lírios
A Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento (Lírios) é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2013, oferece atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual e também aos seus filhos.
O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em um espaço cedido. Atualmente, cerca de 60 pessoas são atendidas por mês, sendo que mais de 13 mil meninas e mulheres já foram beneficiadas com terapias psicológicas, cursos de empreendedorismo, palestras, entre outras atividades.
Outras informações: (65) 99319-4698
Instagram: @lirios.mt e @movimentoconectabrasil