O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou nesta segunda-feira (17) que vai construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para solucionar o problema da falta de água em Várzea Grande. A previsão é que a estação tenha capacidade para tratar 250 mil litros de água por segundo. O investimento total é estimado em R$ 25 milhões.
A falta de água é um problema antigo em Várzea Grande e foi o principal tema de debates durante a campanha eleitoral de 2020. Diante do caos no setor, o prefeito Kalil Baracat (MDB) definiu o saneamento básico como prioridade de sua gestão.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
“Na última conversa que tive com o Kalil foram passadas algumas demandas. Vamos construir aqui em Várzea Grande uma ETA. Além disso, existem outros pedidos que estão sob a nossa análise e tenho a certeza de que, com essa continuidade de trabalho que o Kalil tem feito na sucessão de Lucimar [Campos, ex-prefeita], Várzea Grande vai continuar desenvolvendo”, disse Mauro.
O projeto de construção da nova ETA está sendo conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Segundo o governador, o processo de licitação será aberto no prazo de 30 a 60 dias. A previsão é que a obra fique pronta no prazo de 12 a 18 meses. A nova ETA será construída na região do Chapéu do Sol, área que está em acelerada expansão habitacional.
Em reação ao anúncio, o prefeito Kalil Baracat afirmou que a nova estação irá erradicar a falta de água na cidade. Ele destacou que a prefeitura também está fazendo investimentos para ampliar a capacidade de tratamento de água na ETA Bonsucesso, além de ter feito a ampliação da ETA Cristo Rei.
“É uma satisfação grande ser agraciado com um investimento de 25 milhões e realizar o nosso maior compromisso de campanha, que é acabar com a falta de água no município. Junto com os investimentos, vamos aumentar a capacidade da ETA de Bonsucesso e vamos resolver o problema da água 100% em Várzea Grande”, falou.
O senador Jayme Campos (DEM), que também acompanhou o anúncio, parabenizou o governador e pediu investimentos em outras áreas. Na parte de infraestrutura, Jayme solicitou a construção de obras de mobilidade urbana para desafogar o trânsito em vários pontos da cidade e se comprometeu a alocar R$ 10 milhões em recursos federais para essas obras, por meio de emendas parlamentares.