O Shopping China, terceira maior loja de departamentos do mundo, fechou as portas devido ao baixo movimento de clientes. A loja, localizada em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, tem os brasileiros como os maiores clientes, em especial de Mato Grosso. Outros comércios do Paraguai também estão indo à falência, já que as fronteiras do país estão fechadas.
Mesmo com a abertura autorizada pelo governo paraguaio, algumas empresas estão com pouco volume de clientes e preferiram fechar as portas temporariamente. O comércio por lá está autorizado a funcionar desde o dia 25 de maio.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Estima-se que a empresa tenha demitido mais de três mil funcionários em razão da crise. Pedro Juan Caballero é destino comum para os cuiabanos, que costumam fretar ônibus para ir ao país vizinho fazer compras. A cidade paraguaia faz divisa com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul e tem mais clientes brasileiros que paraguaios.
Segundo a Câmara de Comércio da cidade, os turistas de Mato Grosso, provenientes da capital e das principais cidades polos de MT, compõem a maioria dos clientes, que estão impedidos de viajar ou simplesmente teve seu poder de compra reduzido devido à paralisação econômica no estado. No município, o comércio já demitiu mais de 15 mil pessoas.
Diante do fato, lojistas brasileiros e paraguaios estão pedindo a reabertura da fronteira, pois o risco de “quebradeira é iminente”.