A prefeita de Gloria D’Oeste, Gheysa Borgato (PSD), decretou situação de emergência devido à seca no município. O decreto foi publicado nessa quinta-feira, 8, e estabelece a situação de emergência por 180 dias. No município, há cerca de 3 mil moradores sofrendo com a seca.
A seca está causando impactos no abastecimento de água, na agricultura, saúde pública e no bem-estar dos moradores. No decreto, a prefeita considera que a situação exige medidas emergenciais para conter os efeitos da seca.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Os danos causados no período de seca prolongada durante o ano vêm afetando tanto o meio ambiente natural quanto a vida social e econômica da população gloriense, ocasionando a perda de safra, mortandade de animais, desertificação do solo, resultando em prejuízos de grandes proporções na agricultura e na pecuária do Município de Glória D’oeste/MT”, diz o documento.
Com o decreto, a prefeita permite que os órgãos municipais atuem para conter a seca sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Além disso, permite a convocação de voluntários e a realização de campanha de doações de recursos à população. Além disso, a medida facilita a transferência de recursos e o pagamento de compras emergenciais para resolver o problema.
Com esse pedido, Gloria D’Oeste se torna o segundo município a decretar emergia. O primeiro foi Poconé no último dia 4 de julho.