Em um gesto de reconhecimento à história e contribuição de uma das famílias mais tradicionais de Mato Grosso, o prefeito Emanuel Pinheiro, batizará Avenida Contorno Leste com o nome de Profª Castorina Sabo Mendes. A homenagem destaca a importância da escolha como uma forma de exaltar a cuiabania e enaltecer o legado da homenageada. A Avenida, a maior estruturante dos últimos tempos, é construída com recursos da Prefeitura de Cuiabá. Interligará à região do Distrito Industriário à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). A obra já conta com cerca de 70% de sua execução concluída, beneficiando cerca de 200 mil pessoas.
Reprodução
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“O Contorno Leste é a maior avenida da história de Cuiabá, uma obra grandiosa. E nada mais justo do que associá-la a um nome genuinamente cuiabano, de uma família que representa o sucesso, a tradição e a contribuição para a sociedade. Professora Castorina Sabo Mendes é a matriarca de uma linhagem que se destacou no mundo jurídico e na magistratura, tanto em Mato Grosso quanto no Brasil. É uma forma de reforçar o nosso orgulho cuiabano, honrando a garra e a bravura da mulher mato-grossense que representa a nossa história e valores”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.
A primeira-dama Marcia Pinheiro, também celebrou a homenagem, destacando o papel da Castorina como exemplo de força feminina. “Profª Castorina Sabo Mendes foi uma mulher à frente de seu tempo, dedicada à educação e à construção de uma família que trouxe grandes contribuições para nosso estado. Essa homenagem reforça o compromisso da gestão em valorizar as mulheres que ajudaram a moldar nossa sociedade”, destacou.
Nascida em Diamantino (MT), em 9 de novembro de 1906, Castorina Sabo Mendes foi filha de Apolônio Sabo de Oliveira e Crescencia Barros de Oliveira. Professora primária no Grupo Escolar Almirante Batista das Neves, em sua cidade natal, por 10 anos, ela construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e ao fortalecimento de sua família.
Casada com Mário Ferreira Mendes, Castorina é reconhecida como a matriarca de uma linhagem de descendentes que se destacaram em diversas áreas, principalmente no Judiciário. Entre seus filhos, estão Anisio Sabo Mendes (médico), Elcio Sabo Mendes (juiz de direito), Djalma Sabo Mendes (procurador do estado), José Sabo Mendes e Maria das Graças Sabo Mendes (fiscais de renda), e Francisco Ferreira Mendes (ex-prefeito de Diamantino).
Seu legado também é perpetuado pelos netos, entre os quais Gilmar Ferreira Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, desembargador federal do TRF-1; Elcio Sabo Mendes, desembargador do TJAC; Yale Sabo Mendes, juiz de direito do TJMT; e Djalma Sabo Mendes Júnior, defensor público.
Além disso, Castorina está ligada a outras figuras de destaque, como o professor Francisco Alexandre Ferreira Mendes, e seus sobrinhos, os desembargadores aposentados Mário Figueiredo Ferreira Mendes (TRF-1), Milton Figueiredo Ferreira Mendes (TJMT) e Joazil Mendes Gardés (TJDF).
Avenida Contorno Leste
Contorno Leste, uma das maiores obras de infraestrutura da história de Cuiabá, já está transformando a vida de mais de 200 mil moradores, abrangendo 50 bairros ao longo dos seus 17,3 km de extensão de pista dupla, com ciclovias e iluminação LED. Antes uma região inóspita e desvalorizada, que impunha dificuldades para a população residente, a área começa a se desenvolver graças ao empreendimento idealizado pela gestão Emanuel Pinheiro, cujos efeitos já são percebidos no cotidiano dos moradores.
“É importante valorizar quem pensou e deu início a essa obra tão relevante para a população. Mesmo que a conclusão fique para a próxima gestão, é inegável que o Contorno Leste já está gerando progresso para milhares de pessoas”, afirmou o prefeito. Ele relembrou ainda que o Contorno Leste foi totalmente viabilizado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da aprovação de um empréstimo de R$ 125 milhões com a Caixa Econômica Federal, em 2019, refletindo o compromisso da gestão em buscar soluções inovadoras e recursos necessários para transformar a cidade.