Os municípios de Água Boa e Primavera do Leste (737 e 235 km de Cuiabá respectivamente) aplicaram doses vencidas do imunizante AstraZenenca durante a campanha de imunização em seus municípios.
De acordo com as informações, a vacina produzida em parceria com Universidade de Oxford e que foi fabricada na Índia, possuía os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005 vencidos no Brasil, e os mesmos, foram enviados para 23 estados e distribuídos em 160 cidades. A denúncia foi trazida pelo site Metrópoles, que cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para os estados, onde constam a data de vencimento para cada lote.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A vacina, tem validade de seis meses, desde a data de sua fabricação, e os imunizantes indianos foram aplicados bem depois de os seis meses recomendados. No próprio Ministério da Saúde, há uma recomendação de não aplicar vacinas vencidas em pacientes, pois pode perder a eficácia do imunizante.
Água Boa e Primavera, cada cidade aplicou uma dose da vacina vencida. Na matéria do Metrópoles, não consta nenhuma informação sobre a resposta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso, e nem dos prefeitos do município envolvidos. A maioria dos estados citados, expllicaram que apenas foi um erro de digitação e não aplicou as vacinas vencidas nos pacientes.
Confira a matéria completa clicando aqui.
OUTRO LADO
NOTA À IMPRENSA
Neste último sábado (24), uma notícia publicada por alguns veículos de comunicação afirma que até 160 cidades em 23 estados aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população. A Prefeitura de Primavera do Leste garante que todas as vacinas contra a Covid-19 aplicadas no município são conferidas pelos profissionais da saúde e só são utilizadas dentro do prazo de validade. A confirmação consta no sistema de banco de dados, com registro de recebimento dos lotes, validade de cada um deles e o período de aplicação.
De acordo com as reportagens, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005 do Laboratório Oxford/Astrazeneca/Fiocruz foram usados após a data limite. Confirmamos que a cidade recebeu o lote 4120Z005, cuja validade foi encerrada em 14/04/21. No entanto, a última data em que este lote foi utilizado, foi em 15/02/21. Portanto, 58 dias antes do período de expiração e nenhum morador de Primavera do Leste, que já foi vacinado, precisa se preocupar.
Registramos ainda que encaminhamos o arquivo dos registros de movimentação de estoque de insumos do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) à Secretaria de Saúde do Estado (SES/MT), que confirma os esclarecimentos citados acima.
Qualquer dúvida, permanecemos à disposição.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Primavera do Leste