O sonho de um pai de ter o apartamento próprio se tornou realidade pelas mãos da própria filha. Filha de um garçom aposentado e uma diarista, Gisele Oliveira de Souza Alves, de 38 anos, cresceu ouvindo os dois desejando ter uma casa própria, um objetivo que parecia muito distante devido às dificuldades da vida. Inspirada no desejo deles, ela virou arquitetura, conseguiu um bom emprego e realizou o grande desejo da família.
Gisele nasceu no hospital São José, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A mãe dela, a diarista Lucineide Souza, enfrentou um parto difícil, em que ela e a filha correram risco de morrer. Nesse dia, o pai Juracy Souza caminhou de Praia Grande até a cidade vizinha para conhecer a filha. As dificuldades sempre estiveram presentes na vida da família. Por isso, eles sempre viveram de aluguel e sonhavam com uma casa própria.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Eu lembro, na minha infância, de ver meu pai trabalhando mais de 15 horas por dia todos os dias para nos sustentar. Ele saia por volta das 10h de casa, voltava 2h ou 3h do outro dia. Sempre focado em pagar o aluguel, em proporcionar a nossa família o básico para que a gente conseguisse viver. Proporcionar uma moradia digna sempre foi um valor muito forte para ele”, explicou Gisele em entrevista ao g1 neste domingo (14).
Inspirada nesse grande desejo da família, ainda no Ensino Médio, ela definiu que queria ser arquiteta quando pudesse escolher uma profissão. Na época, muitos duvidaram do seu potencial. "Eu estava sentada em uma rodinha de amigos e todos em dúvida sobre qual profissão seguir. Eu falei: vou ser arquiteta. Eles riram de mim, falaram que com meu pai garçom e a minha mãe diarista eu não passava nem na porta da faculdade", lembra.
Gisele prestou vestibular, mas não tinha esperança de fazer o curso. Os pais matricularam a filha na universidade, mesmo sem saber se iriam dispor do dinheiro para custear os estudos. "Foram cinco anos em que a gente contava as moedinhas para pagar a mensalidade. Me formei, estávamos com uma dívida enorme. O diretor brigou por um acordo e consegui me formar", conta.
Logo depois, ela iniciou a carreira na área de habitação popular, em São Paulo. Em cada apartamento, ela ficava imaginando como seria a casa própria dos pais. Um local simples, mas que fosse da família. "Eu falava com Deus, se eu conseguisse entrar na empresa dos meus sonhos e ganhar dinheiro, eu iria ajudar meus pais a pagar o aluguel", conta.
A arquiteta conseguiu a vaga que ela desejava. Com vários projetos em mãos, ela ganhou um aumento de salário por mérito e era exatamente o que ela precisava para ajudar os pais. Na mesma época, ela viu a propaganda da venda de um apartamento, que seria construído bem perto do dela.
Gisele entrou em contato com a vendedora, que ofereceu um apartamento. "Esse era o valor que, fazendo o financiamento, daria exatamente o que eu tinha imaginava. Daí, eu senti que tinha chegado a hora de realizar esse sonho", conta ela. Gisele assinou os documentos para a compra do apartamento, sem os pais saberem da novidade. Depois, ela resolveu fazer uma surpresa para contar a notícia.
"Eu disse para eles virem aqui que tínhamos um assunto sério para resolver. Eles ficaram super curiosos, mas imaginaram que eu estava aprontando algo. Eu vendei eles e levei até o empreendimento. O pessoal me ajudou a levar até a porta do apartamento decorado", lembra.
Toda a surpresa foi gravada em vídeo. A irmã, o pai e a mãe tiraram a venda e se depararam com um apartamento novo e todo mobiliado. Juracy e Lucineide começaram a chorar de emoção. Logo depois, ela abraçou a filha, em forma de agradecimento. Em seguida, a filha também abraçou o pai emocionado.
"Eu nunca tive dúvidas que você ia chegar bem longe e que esse sonho seria realizado porque eu tinha certeza de que era o seu sonho também. Não era só meu, não era só do seu pai. Eu sabia disso. Que Deus continue te abençoando muito. E aquele vai ser o pedacinho do céu aqui na terra", disse a mãe à filha.
Depois de tanta emoção, eles conheceram os espaços do apartamento decorado. O imóvel fica localizado a poucos metros do hospital onde Gisele nasceu. "Esse sonho sempre ficou ali guardado. Eu acredito que um dos maiores sonhos eu realizei. Eu não queria ver meus pais passando a velhice deles pagando aluguel", disse Gisele. "Eu acredito que foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Vou guardar esse momento na memória por muitos anos", finaliza.
Vídeo