O Fantástico deste domingo, 18 de fevereiro, trouxe uma reportagem especial sobre a suspeita de superfaturamento em próteses ortopédicas em hospitais públicos de Mato Grosso. A matéria falou sobre a empresa Próteses Distribuidora de Implantes Cirúrgicos LTDA, que presta serviços em Mato Grosso e outros Estados, e apresentou os casos de três pacientes, sendo um deles de Cuiabá.
O caminhoneiro Eduardo Goivinho foi o entrevistado do programa e contou que precisou passar por um procedimento cirúrgico para implantação de uma prótese no fêmur. Por ter o quadro delicado, a prótese fornecida pelo Serviço Únicos de Saúde (SUS) não poderia ser utilizada, o que resultou no caso indo parar na Justiça.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Uma vez que a Justiça obrigou o Estado a importar a prótese necessária, Eduardo foi acionado para fazer a cirurgia poucos dias depois. Porém, a prótese implantada nele não é a mesma adquirida por decisão judicial e, ainda hoje, mais de dois anos após a cirurgia, ele ainda não sabe o que tem dentro de seu corpo.
A reportagem apresenta outras informações, como superfaturamento e mercantilização da saúde, o que é proibido no Brasil. Confira mais detalhes na reportagem completa: