A resposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a retomada dos estudos de viabilidade da Ferrogrão não foi exatamente a que os defensores da ferrovia esperavam. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a agência afirmou que “Há elevado risco sobre a viabilidade econômica desse projeto diante do cenário atual".
Sonho antigo do agronegócio mato-grossense, o projeto da Ferrogrão prevê a construção de 933 quilômetros de trilhos para ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA), facilitando a exportação de grãos através dos portos do Arco Norte, o que daria grande vantagem competitiva aos produtores de Mato Grosso.
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Porém, a ferrovia é envolta por polêmicas ambientais, que levaram à suspensão dos estudos técnicos até maio deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou novamente os procedimentos.
Agora, o superintendente de Concessão de Infraestrutura, Marcelo Fonseca, afirma que o aumento dos insumos para construção de trilhos eleva o grau de risco desse projeto, entre outros problemas.