Viajar é uma ótima maneira de explorar novos lugares, principalmente aqueles cujas noites revelam cenários mágicos, proporcionando uma experiência única. Com isso, separamos alguns lugares ideais para os amantes da natureza e para quem procura essa conexão especial.
Deserto do Atacama (Chile)
Por conta de sua falta de poluição luminosa, o Deserto do Atacama é considerado um dos melhores lugares do mundo para a observação astronômica. Com aproximadamente 1.000 km de extensão, este é o deserto mais alto do mundo, mas em compensação possui um céu deslumbrante. O melhor período para visita geralmente é entre maio e setembro.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Parque Nacional Los Alerces (Argentina)
Situado na província de Chubut, o Parque Nacional Los Alerces possui belas paisagens naturais e um céu noturno igualmente mágico. Com pouca luz artificial, é um ótimo lugar para observar as estrelas com telescópios. Porém, também é possível fazer caminhadas, trekking, caiaque, passeios no lago, cavalgadas e outras atividades durante o dia.
Caraíva (Brasil)
Localizada em Porto Seguro, Caraíva é uma comunidade litorânea e ribeirinha com cerca de 1.000 habitantes, com praias e belezas naturais de tirar o fôlego. À noite, a região é pouco iluminada por postes, dando espaço para a iluminação natural, o que gera um ambiente ímpar para os turistas.
Parque Nacional de Montesinho (Portugal)
O Parque Nacional de Montesinho está localizado na região norte de Portugal, e por conta de sua vida local simples e pacata, é um local perfeito para um bom passeio noturno. Com a sua culinária tradicional, como a Feira do Fumeiro de Vinhais e o Festival do Butelo e das Casulas de Bragança, é o passeio ideal para quem busca noites tranquilas.
Rothenburg ob der Tauber (Alemanha)
Esta cidade, localizada no estado da Baviera, na Alemanha, ainda mantém grande parte dos prédios com sua arquitetura medieval. À noite, essa atmosfera proporciona uma viagem no tempo até os cenários de contos dos Irmãos Grimm.
Svalbard e Tromsø (Noruega)
Uma lista de destinos noturnos não estaria completa sem a estonteante aurora boreal, na Noruega. Em regiões como Svalbard e Tromsø, é possível testemunhar esse fenômeno natural noturno e ainda aproveitar as paisagens e a cultura local durante o dia.
Setenil de las Bodegas (Espanha)
Com suas casas construídas sob rochas maciças, o povoado andaluz de Setenil de las Bodegas sabe como manter uma atmosfera local única. O ambiente noturno acaba sendo um show à parte, devido à arquitetura local, que deixou as ruas estreitas, e com isso, um cenário quase lúdico.
Ilha de Jeju (Coreia do Sul)
Com suas paisagens vulcânicas e praias isoladas, a Ilha de Jeju foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera. Porém, o grande diferencial dela, além da montanha Hallasan e dos passeios pelos túneis de lava, é o céu noturno, já que, longe de luzes urbanas, fornece um espetáculo único.
Como chegar a esses destinos?
Assim como toda a viagem, para chegar a esses destinos, um bom planejamento é essencial. Atualmente, há várias opções de voos que chegam a locais remotos, sejam eles diretos ou com conexões convenientes em cidades próximas ao Deserto do Atacama, como Calama, no Chile, por exemplo.
Verificar as melhores épocas do ano para cada destino também é uma boa maneira de conseguir viajar com boas condições climáticas e até mesmo com um clima favorável para observação noturna. Com isso, é possível reservar voos com antecedência e garantir bons preços.